Saltar os Menus

D. Manuel I: 500 anos da morte

O rei D. Manuel I morreu em Lisboa, a 13 de Dezembro de 1521. Em 2021, a 13 de Dezembro, assinalam-se os 500 anos da data da sua morte. Foi o 14.º rei de Portugal e reinou durante 26 anos, de 1495 a 1521.

As realizações do seu reinado, que pelo seu sucesso lhe valeram o cognome de “O Venturoso”, estão documentadas na Torre do Tombo, o Arquivo dos reis de Portugal e da administração do reino, muitos deles no Arquivo da Casa da Coroa, e em outros fundos e colecções. São milhares os documentos em que D. Manuel I é sujeito, actor, autor, interlocutor, destinatário, assunto. Muitos estão ainda por descobrir e explorar.

A governação do Reino, as reformas empreendidas, as mercês e privilégios concedidos ou confirmados, as decisões tomadas, registadas na Chancelaria régia e expedidas a seus destinatários, as Cortes, as Bulas sobre a ameaça comum dos Turcos, concedendo poderes ao Rei ou enviando a Rosa de Ouro, a vasta colecção de cartas reunida em virtude da relação com os reis e príncipes europeus, rainhas e duquesas, do desempenho dos embaixadores, dos fornecimentos vindos da Flandres, da administração das ilhas dos Açores e da Madeira, do governo das praças de África e os contactos com os reis de Fez, Marraquexe e Marrocos, xarifes e xeques ou com a população moura, dos embaixadores do Preste João imperador da Abissínia, de D. Afonso rei do Congo, do rei do Benim, da feitoria de São Jorge da Mina, as costas ocidental e oriental de África, a viagem de Vasco da Gama até à Índia e a de Pedro Álvares Cabral com o achamento do Brasil, as notícias das descobertas sucessivas, as relações com os reis da Índia, as instruções dadas a feitores, capitães mores e governadores ou a vice-reis da Índia, notícias de armadas e fortalezas, de cargas de especiaria, de relações de paz ou de inimizade, de corsários, as encomendas e as ofertas de arte que protagonizou, dão a vasta dimensão do seu governo, da abrangência geográfica do território d’ Aquém e d’ Além Mar de que era rei e senhor.

 Veja aqui a apresentação

Veja aqui a apresentação

Veja aqui a apresentação

Leia aqui o testamento

Veja também outras exposições virtuais

O Foral Novo: registos que contam histórias

Embaixada de D. Manuel I ao Papa Leão X

Nascimento do Cardeal D. Henrique

Conquista de Goa

500 anos da Torre de Belém

Instituição da Ordem de Cristo

Damião de Góis, um humanista na Torre do Tombo

Registo da Memória do Mundo

Descubra mais na Torre do Tombo…

Veja aqui mais documentos

 

Última Actualização: 13 de Dezembro de 2021