Saltar os Menus

Pesquisar na Torre do Tombo

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo tem disponíveis as seguintes bases de dados:

logotipo-TT-cor

Torre do Tombo

Base de dados Digitarq

Base de dados da Biblioteca

O que significa “Informação não tratada arquivisticamente”?
Esta expressão significa que os dados apresentados na base de dados não cumprem todos os critérios exigidos para uma descrição arquivística de qualidade. Podem estar em falta algumas informações, tais como datas, ou dimensão, ou apresentar lapsos ortográficos. São geralmente descrições feitas em bases de dados anteriores à utilizada actualmente, e que foram importadas tal como se encontravam. No entanto, a informação disponibilizada está correcta e a documentação poderá ser consultada (desde que não tenha restrições de consulta).
ADL Arquivo Distrital de Lisboa O catálogo do antigo Arquivo Distrital de Lisboa é comum à base de dados do Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Estas bases de dados permitem visualizar alguns dos documentos, nos casos em que existem imagens associadas.

Veja as páginas dedicadas aos Fundos e colecções da Torre do Tombo.

Os instrumentos que permitem o acesso a toda esta documentação são variados.
Os mais genéricos são os seis volumes impressos do Guia de Fundos e Colecções da Torre do Tombo, aos quais se junta o Guia de Fundos Fotográficos (que abrange a documentação fotográfica do Centro Português de Fotografia e do antigo Arquivo Fotográfico de Lisboa).

O Guia Sumário dos Fundos e Colecções (apesar de pontualmente desactualizado) está disponível para download aqui:

A par dos instrumentos de descrição que se encontram disponíveis no Serviço de Referência (apresentando-se em formato de livro, caderneta ou ficheiro), tem vindo a ser disponibilizada, em linha, a imagem digital de alguns instrumentos de descrição mais antigos.

Última Actualização: 4 de Julho de 2022