Saltar os Menus

Biblioteca da TT

 

12247801_1023101597710739_4914859078285005141_o

Pesquise aqui a Biblioteca da Torre do Tombo

A Biblioteca do Arquivo Nacional da Torre do Tombo presta um serviço de apoio à investigação tanto de fontes históricas como da Arquivística, levada a cabo por investigadores e pelos técnicos daquela Instituição.

Originária do espólio bibliográfico dos antigos Conventos a Biblioteca procura, através da disponibilização da sua colecção bibliográfica na Porbase, da elaboração de pesquisas e da disseminação selectiva da informação, responder eficazmente às necessidades de informação  dos utilizadores.

As principais colecções  que constituem o acervo da Biblioteca são a de monografias correntes na área da História, Religião, Genealogia, Arquivística e outras disciplinas auxiliares e de apoio à investigação de fontes históricas e à organização e tratamento de fundos documentais; legislação antiga e corrente; uma importante e valiosa colecção de livro antigo; publicações periódicas correntes e antigas; e material multimédia relacionado com a mesma temática.

Parte do acervo  da Biblioteca é de livre acesso e encontra-se organizado numa Biblioteca de Apoio situada na Sala de Referência.

A informatização dos catálogos manuais da Biblioteca encontra-se já na sua fase final. De igual modo, todo o material corrente é tratado bibliograficamente na Porbase e os registos bibliográficos posteriormente enviados para a Biblioteca Nacional, da qual a Biblioteca do Arquivo Nacional da Torre do Tombo é cooperante.

Consulte aqui a Biblioteca da Torre do Tombo

Também é possível aceder ao módulo de pesquisa pública da Porbase na Sala da Referência.

Lista de documentos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo transcritos na obra Documentos Medievais Portugueses NOVO

Lista de documentos do Arquivo Nacional da Torre Tombo transcritos na monografia SOUSA, António Caetano de Provas da História Genealógica da Casa Real Portuguesa NOVO

Analíticos de Actas do Congresso Internacional do Terceiro Centenário da Morte do Padre António Vieira 

e-journal of Portuguese History (brown.edu)

Analíticos da revista Oceanos

Analíticos da Revista Municipal (Lisboa)
Monografias catalogadas – primeiro semestre 2021 

Bibliografias temáticas:

Monografias da Biblioteca da Torre do Tombo que estão relacionadas ou contêm transcrições de fundos e colecções:

A

B

C

D

F

G

I

J

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

X

Várias temáticas:

 

Última Actualização: 29 de Setembro de 2023