Saltar os Menus

Fundos e colecções

logotipo-TT-corO  Arquivo Nacional da Torre do Tombo é detentor de mais de 1000 fundos documentais de origem pública e privada, produzidos por pessoas colectivas, pessoas singulares e famílias.

As colecções que integram o seu acervo, apesar de inferiores em número, contando-se com cerca de 50, apresentam uma diversidade e grandiosidade únicas.

Os instrumentos de descrição e outros recursos que permitem o acesso a toda esta documentação são variados.


Lista dos fundos e colecções

O acesso à documentação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo é uma tarefa que requer uma compreensão genérica sobre a forma de aceder aos documentos de arquivo, exige alguns conhecimentos específicos sobre os inúmeros fundos que fazem parte do seu acervo e sobre os instrumentos de descrição que permitem chegar à informação arquivística.

Antigo Regime: Arquivo da Casa da Coroa

Instituições Contemporâneas

Antigo Regime: Administração Central

Colecções

Antigo Regime: Administração Periférica

Pessoas Singulares 

Antigo Regime: Domínios

Família

Casa Real e Casas Anexas

Associações

Instituições Eclesiásticas

Arquivos Fotográficos

Instituições Monásticas e Conventuais I

Comissões e Congressos

Instituições Monásticas e Conventuais II

Empresas

Fundos do distrito de Lisboa

Cartórios Notariais

Paroquiais do distrito de Lisboa

Paroquiais de outros distritos

Uma lista dos fundos e colecções da Torre do Tombo impõe uma constante manutenção e actualização. A informação agora disponibilizada é a seguinte:

Reconhecendo que poderá haver omissões ou lapsos, e que as hiperligações são muito falíveis, fica feito o apelo a que seja comunicada qualquer irregularidade ou engano sempre que seja detectado.

Só com o contributo dos utilizadores será possível melhorar o serviço prestado. Qualquer partilha de informação com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo é um acto de colaboração e de cidadania activa cujos maiores beneficiários são os nossos utilizadores.

Guias

O Guia Sumário dos Fundos e Colecções (apesar de pontualmente desactualizado) está disponível para download aqui:

A par dos instrumentos de descrição que se encontram disponíveis no Serviço de Referência (apresentando-se em formato de livro, caderneta ou ficheiro), tem vindo a ser disponibilizada, em linha, a imagem digital de alguns instrumentos de descrição.

Índices

Catálogos

 

Última Actualização: 4 de Julho de 2022