Saltar os Menus

Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal

 

Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal nos 375 anos passados sobre o voto do rei D. João IV

Na documentação da Torre do Tombo, encontramos documentos alusivos a Nossa Senhora e à devoção que muitos lhe dedicaram desde muito cedo.

1189 é apenas uma data da já longa cronologia da devoção à Imaculada Conceição de Nossa Senhora na cristandade, contudo é a data do primeiro documento conhecido da Torre do Tombo onde se encontra uma imagem que poderá ter inspirado a sua figuração posterior.

Levados pelos documentos partiremos para uma viagem multisecular, provando o afecto dos Portugueses que lhe dedicaram orações, capelas, mosteiros e conventos, consagraram vidas, reflectiram e escreveram em defesa da sua Conceição Imaculada, confiaram e deram testemunho de fé na sua proteção…

Eis uma boa ocasião para divulgar os documentos textuais, iconográficos, e impressos sobre Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, já identificados na base de dados do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, reunindo alguns, eventualmente, menos conhecidos, ou, aparentemente, não relacionados. São os verdadeiros protagonistas desta apresentação revelando aspectos curiosos de uma devoção com existência histórica, vivenciada e querida por pessoas socialmente diferentes mas, assim, congregadas. Com todos faremos um caminho no tempo.

Veja a apresentação

Veja a apresentação

Veja a apresentação

Veja a lista de documentos

Última Actualização: 28 de Março de 2022