Saltar os Menus

Dia do Mediterrâneo | 28 novembro

O Dia do Mediterrâneo é comemorado a 28 de novembro com o objetivo de fomentar uma identidade Mediterrânica comum, promovendo ao mesmo tempo os intercâmbios interculturais e abraçando a diversidade da região.

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo associa-se a esta efeméride com a publicação digital, no respetivo website, de um conjunto de Tratados do seu acervo documental que ao longo da história foram celebrados com alguns dos países da bacia do Mediterrâneo, memória de um passado comum que deve ser valorizada e promovida.

Este projeto pretende em cada ano, nesta data comemorativa, disponibilizar um Tratado diferente.

No Dia do Mediterrâneo 2021 mostramos a Ratificação pelo sultão Abdul Medjid Khan, Imperador Otomano, do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 17 artigos, celebrado com a rainha D. Maria II de Portugal, em 2 de junho de 1843 (ANTT, Tratados, Turquia, cx. 1, n.º 2).

O Tratado foi assinado em Londres em 20 de março de 1843. Foram plenipotenciários, o embaixador extraordinário do imperador dos Otomanos junto da rainha de Inglaterra, Séyed Mouhammed Emin Aali Effendi e Cristóvão Pedro de Morais Sarmento, barão da Torre de Moncorvo, pela rainha de Portugal.

A capa é em veludo vermelho e moirée branco decorada a ouro, planos com as armas imperiais (crescente e estrela) ao centro, com selo de lacre em caixa de prata dourada, pendente por fios dourados e vermelhos e borlas na mesma cor. O texto está escrito em Turco-Otomano, com tradução em francês.

Veja também:

https://mediterraneanday.com/es/agenda

 

 

 

Última Actualização: 26 de Novembro de 2021