Saltar os Menus

Dia do Mediterrâneo 2023 | 28 novembro

 

O Dia do Mediterrâneo é comemorado a 28 de novembro com o objetivo de fomentar uma identidade Mediterrânica comum, promovendo ao mesmo tempo os intercâmbios interculturais e abraçando a diversidade da região.

O Dia do Mediterrâneo visa criar um momento anual único para dar visibilidade às histórias positivas de cooperação na região. É também um lembrete para o facto de todos partilhamos uma identidade mediterrânica, sendo a dimensão cultural uma componente importante do que somos e de onde vimos.

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo associa-se a esta efeméride com a publicação digital, no respetivo sítio web, de um conjunto de Tratados do seu acervo documental que ao longo da história foram celebrados com alguns dos países da bacia do Mediterrâneo, memória de um passado comum que deve ser valorizada e promovida.

Todos os anos, nesta data comemorativa, disponibiliza-se um Tratado diferente.

No Dia do Mediterrâneo 2023 publica-se a Ratificação do Tratado de Paz e Amizade, em vinte e nove artigos, pelo príncipe regente D. João de Portugal e Jusef Bax Carmanaly, regente e governador de Trípoli [atualmente capital da Líbia].

Palácio de Queluz, 1 de agosto de 1799

O Tratado foi assinado em Trípoli, a 14 de maio de 1799.

Veja também aqui

Torre do Tombo, Tratados, Tripoli, cx. 1, n.º 3 | PT/TT/TRT/TRP1-3

Última Actualização: 27 de Novembro de 2023