Apocalipse de Lorvão | Registo Memória do Mundo da UNESCO
Os Manuscritos do Comentário do Apocalipse (Beatus de Liébana) na Tradição Ibérica mereceram uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Programa Memória do Mundo, 2015, sendo agora anunciada a sua concretização.
O Arquivo Nacional da Torre do Tombo vê assim ser inscrito no Registo Memória do Mundo da UNESCO mais um documento à sua guarda, o Apocalipse de Lorvão, um livro datado do século XII.
O Programa Memória do Mundo foi criado em 1992 pela Unesco para sensibilizar o público sobre a necessidade de preservar e valorizar o património documental.
Saber mais…
Os manuscritos conhecidos como “Beatus” são uma série de códices e fragmentos que contêm a cópia do “Comentário ao Apocalipse” atribuída ao monge Beatus de Liébana, que viveu nas Astúrias na segunda metade do século VIII. Estes manuscritos são particularmente relevantes como expressão cultural e artística produzida na Península Ibérica e com grande disseminação no resto da Europa medieval.
São considerados únicos no seu género. Inspiraram algumas das mais famosas obras literárias e artísticas contemporâneas e constituem uma das provas materiais da transição do Mundo Antigo para os tempos medievais no campo da Arte, da Literatura e do Pensamento no Mundo Mediterrâneo e na Europa Ocidental.
O livro Apocalipse de Lorvão é assim designado pelo facto de ter provindo da biblioteca do Mosteiro de São Mamede do Lorvão, estando hoje à guarda da Torre do Tombo, para onde foi trazido por Alexandre Herculano em meados do séc. XIX. Poderá ver aqui todo o códice, Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 44.
Consulte aqui o Registo na UNESCO.
Para consultar outros documentos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo com registo “Memória do Mundo”, como o Tratado de Tordesilhas ou a Carta de Pero Vaz de Caminha, clique aqui.
Descubra mais na Torre do Tombo…
- Mosteiro de Lorvão (Fundo). Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Lorvão.
- Carta das religiosas do Mosteiro do Lorvão ao rei D. João III na qual se queixavam de D. Milícia e de sua sobrinha D. Ana por lhes destruírem o convento arrendando-o e fazendo das rendas o que queriam. Refere ainda o roubo feito pelas ditas senhoras das relíquias e escrituras do cartório do mosteiro; com outras coisas a este respeito. Apresenta as assinaturas das religiosas. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 877, n.º 374.
- Minuta da carta do rei à vigária prioresa e freiras do Mosteiro de Lorvão ordenando que quando falecesse a abadessa não fosse eleita outra sem ser consultado o bacharel Domingos Garcia, corregedor de Coimbra. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 878, n.º 38.
- Carta de D. Violante de Castro a D. Filipa de Sá, abadessa do Mosteiro de Lorvão, dando-lhe conta das constantes discórdias que existiam no Convento de Santo António e descrevendo a fuga da freira D. Úrsula de Souto Maior, filha de D. Nuno e de D. Isabel. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 878, n.º 381.
- Minuta da carta do rei ao doutor Baltasar de Faria, seu agente em Roma, recomendando-lhe todo o cuidado e vigilância no negócio da demanda da abadessa e religiosas do Mosteiro de Lorvão com a religiosa D. Filipa, e que falasse da sua parte ao Pontífice e ao cardeal Santa Fiore, quando lhe entregasse as cartas que lhe remetia, pedindo-lhes todo o favor e benefício para a dita abadessa. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 879, n.º 177.
- Carta da abadessa de Lorvão ao rei dizendo ter-lhe sido apresentada pelo corregedor uma sentença contra as religiosas do Mosteiro de Lorvão alcançada na Relação por António de Miranda, pela qual se mandava fazer execução em todas as rendas do dito mosteiro, pedindo que se fizesse justiça nesta demanda porque tinha razão e que devia acatar-se a ordem que o Papa lhes mandara, porque em caso contrário ficariam as religiosas e o convento com muitas necessidades. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 879, n.º 184.
- Minuta da carta do rei ao bacharel Domingos Garcia, corregedor da comarca de Coimbra, ordenando-lhe que falecendo a abadessa do Mosteiro de Lorvão fosse imediatamente tomar posse em seu nome da dita abadia e de todas as rendas, e que fizesse um inventário da prata, ornamentos e coisas que houvesse no dito mosteiro, assim como as coisas que ficaram por falecimento da anterior abadessa, depositando tudo em mão de pessoa segura, e que não consentisse que fosse nomeada outra abadessa. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 879, n.º 196.
- Carta de D. Filipa de Eça, abadessa de Lorvão, ao rei queixando-se do corregedor de Coimbra a ter notificado da parte do dito senhor que no prazo de três dias se afastasse quinze léguas do dito mosteiro, acrescentando que sendo freira de tanto respeito já tinham vindo de Roma sentenças para que conservasse o lugar de abadessa. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 879, n.º 20.
- Carta da prioresa e religiosa do Mosteiro de Lorvão a D. João III sobre subornarem outras religiosas do mesmo mosteiro à eleição que canonicamente se fez da nova prioresa, elegendo estas outra, depois de se achar eleita em maior número de votos D. Filipa de Eça, do que pediam a Sua Alteza justiça e observância dos seus estatutos e privilégios. 1538-03-19. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 61, n.º 3.
- Carta de D. João III para a abadessa do Lorvão satisfazer 250 cruzados que constava dever a Pedro Domenico, do tempo em que esteve em Roma. 1539. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 63, n.º 110.
- Carta que deu a D. João III o contador de Coimbra sobre a ordem que lhe tinha mandado para ir ver as azenhas das freiras de Lorvão. 1542-04-06. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 71, n.º 126.
- Certidão por que consta o procurador do Mosteiro de Lorvão requerer ao juiz de fora de Coimbra levasse D. Leonor Teles para o de Almoster em cumprimento da real ordem. 1542-12-04. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 73, n.º 27.
- Carta de Baltasar Vieira, corregedor de Coimbra, dando parte a D. João III que em cumprimento da sua real ordem notificara D. Filipa de Sá para que no espaço de três dias se retirar 15 léguas fora do Mosteiro de Lorvão e às religiosas intimara o preceito de obediência à sua abadessa. 1543-05-19. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 73, n.º 91.
- Carta de D. João III para D. Filipa de Eça lhe remeter as executórias que lhe viessem da rota com três sentenças sobre a posse e frutos da abadia do Lorvão, para nelas prover como fosse justiça. 1543-12-01. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 74, n.º 28.
- Carta do Cabido da Sé de Coimbra dando parte a D. João III que os letrados não queriam ver as dúvidas que se moveram ao assinar do alvará sobre as censuras a respeito do Mosteiro do Lorvão, pedindo ao mesmo senhor mandasse que os ditos letrados as vissem e as partes apresentassem o que fosse necessário para informação da causa e lhe nomeasse prelado para se desonerarem deste trabalho. 1544-10-27. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 75, n.º 81.
- Carta de frei António de Abreu representando ao rei o mesmo senhor lhe fazer mercê do Mosteiro de São João e de um alvará de 70.000 réis por ano, ao qual se lhe não tinha dado satisfação, pedindo a Sua Alteza que, em atenção aos serviços que fizera em Roma na causa do Lorvão e nos avisos que tinha dado aos cristãos-novos, houvesse por bem se cumprisse a dita provisão. 1547-01-03. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 78, n.º 112.
- Carta de D. João de Meneses dando conta ao rei o cardeal Crescêncio lhe certificara que os concertos do imperador com o papa se achavam em bom estado e que entendia se determinariam no Concílio e que D. Filipa, abadessa de Lorvão, se entendia seria deposta do cargo. 1548-08-10. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 81, n.º 21.
- Carta de Baltasar de Faria ao rei sobre a demanda que corria em Roma a respeito do Mosteiro de Lorvão. 1549-09-04. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 83, n.º 19.
- Conhecimento em que se declara que o procurador do Mosteiro do Lorvão recebeu de Rui de Sá 460 réis da sua ordinária. 1519-11-19. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte II, mç. 85, n.º 195.
- Conhecimento por que consta receber D. Catarina de Eça, abadessa do Mosteiro do Lorvão, de João Vaz 460 réis que o rei D. Manuel mandava dar em cada ano ao mosteiro. 1519-11-24. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte II, mç. 86, n.º 10.
- Recibo de Catarina de Eça, abadessa do Mosteiro de Lorvão da quantia de 460 réis de sua ordinária anual, que recebeu do almoxarife de Coimbra Rui de Sá. 1520-03-05. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte II, mç. 88, n.º 22.
- Demanda entre D. Constança Suerii, abadessa do mosteiro do Lorvão, e o Cabido da Sé de Coimbra. Demanda entre o mosteiro do Lorvão e o Cabido de Coimbra no tempo do bispo D. Estêvão Anes Brochado, sobre as décimas de olivais, vinhas, pomares, hortas, etc, que pertencem ao mosteiro. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Cabido da Sé de Coimbra, 2.ª incorporação, mç. 102, rolo n.º 1.
- Testamento de Monio Gonçalves deixando a metade da vila de Santa Comba ao Mosteiro de Lorvão. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Cabido da Sé de Coimbra, 1.ª incorporação, Documentos particulares, mç. 1, n.º 6.
- Carta de doação feita pelo Conde D. Henrique e D. Teresa do Mosteiro de Lorvão com todas as suas pertenças, à Sé de Coimbra, com a condição do abade do dito mosteiro ser nomeado pelos donatários e que estes lhe concedam propriedades em Vila Cova, Gondelim, Mortágua, Treixedo com sua igreja, Nogazela, Esperandei, Santa Eulália, Vilela, Sazes e as Igrejas de São Pedro, São Bartolomeu, São Martinho e São Cucufate, excepto a parte episcopal. 1116-03-19. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Cabido da Sé de Coimbra, Documentos particulares, 1.ª incorporação, mç. 3, doc. 23.
- Carta de doação do Mosteiro de Lorvão, situado junto do castelo de Penacova, feita pelo Conde D. Henrique e sua mulher D. Teresa, ao bispo D. Gonçalo e aos cónegos da Sé de Coimbra. 1109-07-29. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Cabido da Sé de Coimbra, 1.ª incorporação, Documentos régios, mç. 1, n.º 4.
- Carta de doação régia ao Mosteiro de Lorvão da Igreja de São Pedro de Cantanhede. 1258-03-04. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Cabido da Sé de Coimbra, Documentos régios, mç. 2, n.º 55.
- “Interdito posto às religiosas do Lorvão”. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Cabido da Sé de Coimbra, 2ª incorporação, mç. 86, nº 4001.
- Fragmento de carta da abadessa do Mosteiro de Lorvão para o secretário de Estado. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Fragmentos, cx. 2, mç. 2, n.º 98.
- Fragmento de carta para frei Diogo de Murça sobre a pretensão de D. Filipa de Eça do Mosteiro de Lorvão do governo do Mosteiro de Arouca de que era abadessa D. Ana Coutinho. 1545. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Fragmentos, cx. 2, mç. 2, n.º 99.
- Fragmento de carta de D. Filipa de Eça, abadessa do Mosteiro de Lorvão. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Fragmentos, cx. 2, mç. 2, n.º 100.
- Fragmento de carta da abadessa do Mosteiro de Lorvão. 1542-09-15. Pede inquirição sobre as irmãs D. Leonor Teles e D. Filipa de Eça. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Fragmentos, cx. 2, mç. 4, n.º 13.
- Carta de composição, que D. Sancho II fez com as rainhas D. Teresa e D. Branca, sobre os castelos das vilas de Montemor, Alenquer e Esgueira, estabelecendo que as vilas, por sua morte, voltem à posse do rei, e Esgueira fique pertencendo ao mosteiro de Lorvão. 1223. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 1, mç. 1, n.º 1
- Carta de D. Afonso IV, pela qual ele dá sentença a favor de Fernando Pires de Almoster, contra a abadessa do mosteiro de Lorvão, sobre a albergaria de Almoster. 1326-07-05. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 1, mç. 2, n.º 13
- Traslado da obrigação que fizeram a abadessa e convento de Lorvão, pela qual se comprometiam a guardar e conservar todos os bens dos pobres da albergaria de Almoster. 1318-09-21. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 1, mç. 3, n.º 6.
- Carta de doação da albergaria de Almoster feita pela abadessa de Lorvão a Fernão Pires e sua mulher. 1319-03-10. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 1, mç. 5, n.º 1.
- Carta pela qual consta que por causa de D. João III ter expulsado a D. Filipa de Eça de abadessa do Mosteiro de Lorvão e ter mandado eleger D. Milícia de Melo, as religiosas apelaram à Sé Apostólica. 1538-04-20. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 1, mç. 6, n.º 1.
- Traslado da carta de doação pela qual D. Teresa, rainha de Portugal, deu ao Mosteiro de Lorvão uma herdade na Esgueira. 1300-11-15. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 1, mç. 7, n.º 14.
- Recibo de Pedro António Casulano pelo qual constava terem sido entregues vários papéis deixados por D. Pedro de Mascarenhas, que diziam respeito à causa de Lorvão. 1540-03-09. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 10, mç. 11, n.º 1.
- Sentença pela qual foi julgado que os juízes do lugar de Sabugosa fossem confirmados pelo corregedor da comarca da cidade de Viseu e não pela abadessa do mosteiro de Lorvão. 1538-07-24. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 10, mç. 2, n.º 9.
- Carta de posse pela qual D. Dinis tomara a jurisdição de Gondelim, termo de Penacova, por virtude da sentença dada contra o Mosteiro de Lorvão. 1347-04-18. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 12, mç. 2, n.º 3.
- Carta de D. Dinis pela qual mandava fazer uma inquirição e demarcar a sua coutada do Botão, separando com marcos o herdamento do Mosteiro de Lorvão. 1279-11-13. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 15, mç. 2, n.º 44.
- Carta do doutor Baltasar de Faria para D. João III sobre a causa do mosteiro de Lorvão. 1548/07/08. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 2, mç. 5, n.º 30.
- Carta do doutor Baltasar de Faria a D. João III a respeito do mosteiro de Lorvão e dos cristãos-novos. 1546/03/25. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 2, mç. 5, n.º 45.
- Cópia da carta do doutor Baltasar de Faria a D. João III a respeito do mosteiro de Lorvão e dos cristãos-novos, mandada fazer por ordem do Guarda-Mor da Torre do Tombo para melhor inteligência do original. 1772/10/31. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 2, mç. 5, n.º 45A.
- Carta de D. João de Meneses a D. João III a respeito do mosteiro de Lorvão. 1548/07/11. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 2, mç. 5, n.º 50.
- Cópia da carta de D. João de Meneses a D. João III a respeito do mosteiro de Lorvão, mandada fazer por ordem do Guarda-Mor da Torre do Tombo para melhor inteligência do original. 1772/10/30. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 2, mç. 5, n.º 50A.
- Provisão (cópia) do papa Paulo III apresentada por D. Filipa de Eça na causa do mosteiro de Lorvão. 1537. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 2, mç. 9, n.º 15.
- Cópia da informação dada por D. Ana Coutinho contra D. Filipa de Eça a respeito do mosteiro de Lorvão. 1538. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 2, mç. 9, n.º 9.
- Traslado da carta de D. Dinis, pela qual mandava que se tirasse inquirição sobre a divisão da mata do Botão com as terras do Mosteiro de Lorvão. 1280/06/09. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 8, mç. 4, n.º 14.
- Lorvão, Coimbra. 1758. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Memórias paroquiais, vol. 42, nº 144, p. 77.
- Lorvão, Coimbra. 1758. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Memórias paroquiais, vol. 42, nº 145, p. 77.
- Carta do rei D. Pedro II para a abadessa de Lorvão sobre a lembrança que lhe fizera da beatificação da senhora D. Teresa, rainha de Leão e D. Sancha, infanta de Portugal. 1669-10-10. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 171 (89).
- “Discurso apologético em que se refuta a habitação dos monges beneditinos no Mosteiro do Lorvão vivendo ainda o Santo Patriarca”, por D, Inácio da Boa Morte. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1103, f. 448 a 459.
- “Carta trigésima primeira. Relação, Gazeta, Manifesto ou o que na verdade se achar do assalto que se deu ao mosteiro de Lorvão pelo geral frei Baptista de Menezes em 29 de Março […] de 1647, ordenado pela madre Francisca Aranha que se achou na entrepresa, em que se relata com fidelidade tudo o que nela se verá”. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2073 (32).
- Carta de escambo feito entre Pedro Fernandes de Castro e os mosteiros de Arouca e Lorvão de 4 casais em Vilar de Porcos, bens em Vermoim da Maia, Repiade, Farazão, Ponte de Vila Boa, Canadelo, Quebradas de Ferreira, pela Quinta de Azevedo com o seu souto, quebradas, casais e todas as suas pertenças e outros em Eitrufe, Pereira e Santães. 1305-12-09. Cota: Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, gav. 5, mç. 5, doc. 2.
…e na Biblioteca da Torre do Tombo
- À DESCOBERTA DA COR NA ILUMINURA MEDIEVAL COM O APOCALIPSE DO LORVÃO E O LIVRO DAS AVES. [Policopiado]. Adelaide Miranda…[et al.]. – [S.l. : [s.n., s.d. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 1396/07.
- AZEVEDO, Rui de – O Mosteiro do Lorvão na reconquista cristã. Lisboa: Bertrand, 1933. Sep. do “Arquivo Histórico de Portugal”. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 2780 (3) DEP.
- BEATO DE LIÉBANA – Códice del Monasterio de San Mamede de Lorvao. Valencia: Patrimonio Ediciones, 2003.Encadernação em couro com ferragens. Facsimile. ISBN 84-95061-13-9. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 228 REF.
- BRANDÃO, João Aranda – A codificação da figura humana no Apocalipse do Lorvão: imagem como linguagem. [Lisboa]: Faculdade de Belas-Artes, 2002. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 228.
- EGRY, Anne – O Apocalipse do Lorvão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1972. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 228, SV 7478, SV 7479.
- ROCHA, Jorge Manuel Gomes da Silva – L’image dans le Beatus de Lorvão : figuration, composition et visualité dans les enluminures du Commentaire à l’Apocalypse attribué au Scriptorium du Monastère de São Mamede de Lorvão – 1189. Direction de M. Alain Dierkens. Bruxelles: Université Libre de Bruxelles. Faculté de Philosophie et Lettres, 2007/2008. – 4 vols. ; 30 cm + 1 CD-ROM. Tese de Doutoramento. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 39(1-4)/09, CD-ROM 39/09
- SANTOS, Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva – O domínio de Santa Maria do Lorvão no século XIV. Pref. Iria Gonçalves. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2001. ISBN 972-27-1103-2. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 787/06.
Visita Guiada (V) | Mosteiro do Lorvão | 16 Nov, 2015 | Episódio 7
Exibido no dia 16 de novembro, na RTP2, o programa Visita Guiada centrou-se Mosteiro do Lorvão. São apresentados o Apocalipse do Lorvão e o Livro das Aves, documentos produzidos pelos monges daquele Mosteiro, no século XII.
Actualmente à guarda do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, estas obras primas medievas são mostradas acompanhadas pelos comentários doutos da professora Adelaide Miranda.
Veja aqui o programa: http://www.rtp.pt/play/p2002/e213887/visita-guiada