Casamento de D. Afonso VI com Maria Francisca Isabel de Sabóia
D. Afonso nasceu a 21 de agosto de 1643, quarto filho do rei D. João IV e da rainha D. Luísa de Gusmão. Depois da morte de D. Teodósio, seu irmão primogénito e herdeiro do trono, e apesar dos seus problemas de saúde, D. Afonso VI subiu ao trono em novembro de 1656. Cognominado de O Vitorioso, foi o 22.º rei de Portugal.
O casamento de D. Afonso VI com Maria Francisca Isabel de Sabóia, Mademoiselle d’Aumale celebrou-se por procuração em 27 de junho de 1666, e a nova rainha chegou a Lisboa a 2 de agosto do mesmo ano. Mas o casamento não resultou e foi anulado.
D. Afonso VI foi deposto pelo seu irmão D. Pedro, e passou a vida em cativeiro, primeiro na ilha Terceira e depois em Sintra, onde veio a falecer a 12 de setembro de 1683.
Veja a descrição destes documentos:
Descubra mais na Torre do Tombo…
- “Discursos políticos pertencentes ao governo do reino e sobre o matrimónio de D. Afonso VI e a regência do rei D. Pedro II”. Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, liv. 22, f. 1.
- “Cópia de um papel com várias notas e algum parágrafo por letra do padre Nuno da Cunha, jesuíta, […] em que se expõem as razões que alegou a rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia pedindo se julgasse nulo o matrimónio que celebrou com D. Afonso VI pela impotência do rei e mais razões declaradas […]”.Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, liv. 22, f. 1.
- “Papel sobre o que haviam de executar o rei D. Afonso VI e o infante D. Pedro, seu irmão quando forem falar a bordo, pela primeira vez, à rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (126).
- “Ratificação das capitulações do casamento do rei D. Afonso VI com a rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia”. 1666. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 171(2).
- Carta do rei D. Pedro II para o cardeal protector sobre a sentença que julgava por nulo o matrimónio do rei D. Afonso VI e da rainha D. Maria Francisca.1668-09-10. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 171 (106).
- “Causa de nulidade de matrimónio entre partes: de uma como autora, a sereníssima rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia, nossa senhora e da outra o promotor da justiça eclesiástica, em falta de procuração de Sua Majestade el rey D. Afonso VI, nosso senhor”.1667 / 1669. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 498.
- “Várias cartas em que se contém a que escreveu a rainha nossa senhora ao cabido de Lisboa e a resposta para a dita senhora e a carta que escreveu a dita senhora rainha a ele, rei D. Afonso VI e sentença porque se julgou a nulo o matrimónio do dito senhor rei, em 24 de Maio de 1668”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1071 (10).
- “Causa da nulidade do matrimónio entre […] a sereníssima rainha Maria Francisca Isabel de Sabóia […] e da outra […] Sua Majestade o rei D. Afonso sexto, nosso senhor”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1141.
- “Aviso para se guardar no Real Arquivo, o alvará original de declaração às leis extravagantes dos senhores reis D. João IV e D. Afonso VI sobre os crimes em que incorrem os vassalos que se ausentam destes reinos para outro estrangeiro”. 1792-04-14. Portugal, Torre do Tombo, Arquivo do Arquivo, Avisos e Ordens, mç. 4, n.º 12.
- “Cópia de um papel […] por título se declara ser voto do Marquês de Cascais sobre a deposição de D. Afonso VI, resolvendo que deve haver sentença por cada um dos três estados do reino […]”. 1668-02-18. Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, liv. 22, f. 12.
- “Papel sobre a deposição de D. Afonso VI em que aprova o ser regente o infante D. Pedro sem tomar o título de rei durando a vida de D. Afonso VI.” Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, liv. 22, f. 60.
- Provisão pela qual D. Afonso VI mandou que o guarda-mor da Torre do Tombo desse a Pedro Jacques de Magalhães, governador das armas da província de Almeida, o traslado dos papéis onde constassem os bens que pertenciam à alcaidaria-mor da vila de Castelo Rodrigo que o dito senhor lhe fizera mercê, e petição do dito Pedro Jacques de Magalhães. 1664-09-15. Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 878, n.º 196.
- Certidão do auto que fez a Câmara de Loulé para a aclamação do senhor rei D. Afonso VI pela qual igualmente consta as demonstrações que fez pelo falecimento do senhor rei D. João IV e festas na sobredita aclamação. 1656-12-18. Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 120, n.º 95.
- Chancelaria de D. Afonso VI. 1656 / 1683. Portugal, Torre do Tombo, Chancelarias régias.
- “Cartas de Francisco de Sousa Coutinho escritas de Roma à rainha viúva do rei D. João IV e o rei D. Afonso VI”. 1657 / 1659. Portugal, Torre do Tombo, Condes da Póvoa, liv. 3.
- Termo da entrega do corpo de D. Afonso VI no convento de Belém. 1683-09-18. Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 16, mç. 2, n.º 24.
- Cópia do tratado da Liga Ofensiva e Defensiva entre Luís XIV, rei de França e D. Afonso VI, rei de Portugal contra o rei de Castela. 1667-03-31. Portugal, Torre do Tombo, Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, Tomo 4E, p. 150.
- Cópias de cartas da rainha D. Luísa de Gusmão a D. Afonso VI. 1662-06-21. Portugal, Torre do Tombo, Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, Tomo 7D, p. 123.
- Cópia do decreto de D. Afonso VI para o Desembargo do Paço ter vigilância na boa escolha dos ministros que devem servir os ofícios de justiça. 1662-11-09. Portugal, Torre do Tombo, Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, Tomo 7D, p. 135.
- Carta do rei D. Afonso VI ao provincial da Ordem de São João de Deus para ir a uma junta de pessoas eclesiásticas, onde se havia de tratar do modo de prover os bispados vagos por falta de confirmação da Sé Apostólica. Portugal, Torre do Tombo, Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, Tomo 7D, p. 155.
- Cópia do decreto de D. Afonso VI a favor dos moradores da cidade de Tânger. 1662-10-29. Portugal, Torre do Tombo, Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, Tomo 7D, p. 169.
- Minuta da carta patente de D. Afonso VI sobre se armar navios contra os corsários. Portugal, Torre do Tombo, Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, Tomo 7D, p. 313.
- Cópia da carta patente de D. Afonso VI sobre se armar navios contra os corsários. Portugal, Torre do Tombo, Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, Tomo 7D, p. 343.
- “Lembrança que serve para a jornada que fez às Caldas o sereníssimo infante D. Afonso”, por Pedro Vieira da Silva. 1649-07-13. Portugal, Torre do Tombo, Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, Tomo 1C , p. 271.
- Carta do rei D. Afonso VI para o cardeal Mazarino. Carta de pêsames. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, nº 167 (7).
- Carta de D. Afonso VI para o rei de França sobre o sucesso de Elvas e sobre uma doença que deu na gente do exército.1659.Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, nº 167 (8).
- “Instrução de Pedro Vieira da Silva sobre o modo porque a rainha regente e o rei D. Afonso VI haviam de receber o embaixador da França”. (? – 1676). Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, nº 167 (10)
- “Forma de juramento na aclamação do rei D. Afonso VI”. 1657. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, nº 167 (86).
- “Carta de Pedro Vieira da Silva para António de Conti para ler ao rei D. Afonso VI as cartas do Alentejo e para sua majestade escrever de mão própria à rainha de Inglaterra, sua irmã”. 1660-05-05. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, nº 167 (118).
- “Cartas da rainha regente para os que educaram seu filho o rei D. Afonso VI”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, nº 167 (148).
- “Carta do rei D. Afonso VI para Manuel de Saldanha assistir à eleição de Geral de Santa Cruz de Coimbra”. 1650-04-17. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, nº 167 (162).
- “Carta de nomeação em D. Francisco de Faro, conde de Odemira para aio do rei D. Afonso VI”. 1657. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 167 (210).
- “Aviso a um oficial da casa real sobre a mudança do rei D. Afonso VI para o quarto novo”. 1660-04-06. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (57).
- “Decreto do rei D. Afonso VI para o Conselho da Fazenda mandar lavrar um padrão de duzentos mil reis aos padres de São Vicente pela esmola de duas missas que o rei, seu pai ordenara se dissessem pela sua alma e outras duas pela do príncipe D. Teodósio”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (103).
- “Carta do rei D. Afonso VI para a rainha de Inglaterra sua irmã”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (111).
- “Decreto do rei D. Afonso VI para o doutor António Pereira de Sousa ir à casa em que vivia no paço António Cavide, para pôr em arrecadação a fazenda e acções que ficaram por falecimento do rei seu pai”. 1662/1667. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (118).
- “Carta do rei D. Afonso VI para o rei de França recomendando-lhe Monsieur de Saint-Romain que acabava, pela segunda vez, de embaixador daquela coroa em Portugal”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (123).
- “Formulário dos tratamentos que o rei D. Afonso VI dava aos reis, potentados, príncipes, repúblicas e a outras pessoas, nas cartas latinas que lhes escrevia”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (138).
- “Decreto do rei D. Afonso VI para o infante D. Pedro, seu irmão, poder mandar tirar cada ano do estado do Brasil, mil quintais de pau-brasil, sem pagar direitos deles, sem embargo do estanco que havia dele”. 1662-08-21. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (146).
- “Cópia de uma carta do rei D. Afonso VI para o rei da Grão Bretanha sobre o ajuste da paz com a Holanda, feito pelo conde de Miranda, remetido por Rui Teles de Meneses”. 1661-10-31. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (153).
- “Procuração da rainha D. Luísa para o conde de Abrantes fazer em nome de sua Majestade juramento, preito e homenagem no levantamento do rei D. Afonso VI”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (159).
- “Carta do rei D. Afonso VI em resposta à de pêsames que lhe escreve o rei de França pela morte do rei seu pai”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (167).
- “Decreto do rei D. Afonso VI para se entregarem cinquenta mil cruzados a António Cavide, tutor da senhora D. Maria, filha do rei D. João IV, os quais sua Majestade lhe deixara. Outro decreto para se inteirarem do Morgado da Cruz, os dez mil cruzados que o mesmo rei defunto declarara lhe devia”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 168 (169).
- “Decreto do rei D. Afonso VI para a Mesa da Consciência quando entrou no governo do reino”. 1662-06-22. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (45).
- “Juramento do rei D. Afonso VI para as Três Ordens Militares”.1657-02-18. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (48).
- “Alvará do rei D. Afonso VI para se publicar a paz em Castela” 1668-03-02. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (51),
- “Provisão do rei D. Afonso VI sobre a forma com que havia de ser expulso da Ordem de Cristo D. Fernando Teles de Faro, para ser processado pela traição de passar-se a Castela, sendo embaixador extraordinário de Portugal em Holanda”. Portugal, Torre do Tombo. 1662 / 1683. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (58).
- “Assento do Conselho de Estado sobre se prevenirem as fronteiras do Alentejo e sobre o levantamento do rei D. Afonso VI”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (83).
- “Carta do rei D. Afonso VI para o Protetor de Inglaterra”. 1657. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (126).
- Carta da rainha D. Luísa de Gusmão para o rei D. Afonso VI. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (132).
- Carta do rei D. Afonso VI para o conde de São Lourenço sobre o socorro de Mourão. 1656-11-06. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (137).
- “Carta do rei D. Afonso VI para o rei de Fez”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (143).
- “Carta do rei D. Afonso VI para a rainha de Inglaterra, sua irmã”. 1662-10-20. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (144).
- “Carta do rei D. Afonso VI para Carlos II rei de Inglaterra”. 1662-10-20. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (145).
- “Carta do rei D. Afonso VI para o rei da França”.1662-10-20. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (146).
- “Carta do rei D. Afonso VI para o rei de França em resposta de pêsames”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (147).
- Carta do rei D. Afonso VI para o rei de Espanha. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (148).
- “Carta do rei D. Afonso VI para o duque de Lorena”. 1660-07-12. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (149).
- Cartas do rei D. Afonso VI para Carlos II rei de Inglaterra. 1661 / 1662. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (150)
- “Carta do rei D. Afonso VI para o rei de França”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (151).
- Carta do rei D. Afonso VI a destinatário desconhecido dando-lhe parte de mandar recolher o conde de Soure da embaixada de França. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (152).
- “Carta credencial de Francisco de Melo, conde da Ponte, embaixador do rei D. Afonso VI a Inglaterra, para o rei de Inglaterra”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (153).
- Carta de Procuração do rei D. Afonso VI conferindo poderes diplomáticos e militares ao conde da Ponte, embaixador de Portugal em Inglaterra. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (154).
- Carta do rei D. Afonso VI para Luís XIV, rei de França. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (155).
- Carta do rei D. Afonso VI para o rei Carlos II de Inglaterra por ocasião da ida para Inglaterra de sua irmã D. Catarina. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (156).
- Carta do rei D. Afonso VI para o duque de York. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (157).
- Carta do rei D. Afonso VI para Luís XIV, rei de França. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (158).
- Carta do rei D. Afonso VI para o cardeal Mazarino. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (159).
- Carta de D. Afonso VI para o cardeal Mazarino. Resposta de pêsames. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (160).
- Carta do rei D. Afonso VI para frei Domingos do Rosário, mandado a França a negócio do reino. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (161).
- Carta do rei D. Afonso VI para o ministro de Portugal em Inglaterra. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (162).
- Carta do rei D. Afonso VI para Francisco Manuel de Melo, Assistente em Roma. 1664. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (163).
- “Carta do rei D. Afonso VI para o conde Arcourt, convidando-o para o vir servir a este reino”. 1660-07-11. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (164).
- Carta do rei D. Afonso VI para o cardeal Barbarino. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (165).
- Carta do rei D. Afonso VI para Agostinho Borges de Sousa, Provedor da Fazenda Real nas Minas Gerais para procurar nas ditas Minas quem quisesse comprar Foros e Hábitos. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (166).
- Carta do rei D. Afonso VI para Agostinho Coronel, assistente em Inglaterra. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (167).
- Carta do rei D. Afonso VI para Prissenderf, ministro em Inglaterra declarando-lhe que tornava a mandar Francisco de Melo àquele reino. 1657/1666. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (168).
- “Carta do rei D. Afonso VI para o Cabido de Évora, para ser restituído frei Luís de Sousa, esmoler-mor, eleito bispo do Porto ao governo daquele arcebispado”. 1662-11-15. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (169).
- “Parte de um papel que se achou da letra de Pedro Vieira da Silva conducente à deposição do rei D. Afonso VI”.1656 / 1667. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 171 (16).
- “Cortes que se celebraram na cidade de Lisboa sobre a deposição do rei D. Afonso VI e regência do reino ao príncipe D. Pedro, seu irmão. Ano de 1668”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 380.
- “Carta escrita ao conde de Castelo Melhor, ministro do despacho do rei D. Afonso VI sobre a forma do governo, escrita por frei Gabriel da Purificação, religioso de São Jerónimo chamado no século Simão Antunes”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 802.
- “Epítome da vida do sereníssimo rei de Portugal, o senhor D. Afonso VI, escrito no ano de 1684”.1684. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 817.
- “Relação sumária e fiel do que se tem passado sobre a pretensão de se confirmarem por Sua Santidade os bispos deste reino e suas conquistas, nomeados por sua majestade que Deus tem e por ele rei nosso senhor que Deus guarde, o senhor D. Afonso VI”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 844 (21).
- “Parecer do padre António Vieira a el-rei D. Afonso VI para que dê o governo ao infante D. Pedro […]”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 844 (23).
- “Carta dos Vinte e Quatro, da cidade do Porto, escrita aos de Lisboa para que se unam e se façam logo as cortes. Quando reinava o senhor el-rei D. Afonso VI. 1667”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 844 (26).
- “Breve notícia dos aplausos com que Sua Majestade el-rei D. Afonso VI foi aclamado no castelo da Ilha Terceira”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 845 (15).
- “História da destronização de D. Afonso VI, rei de Portugal, relatada nas cartas de Mr. Robert Southwell, embaixador na corte de Lisboa, precedido de um compêndio da história deste reinado. Tradução de inglês”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 987.
- “Monstruosidades do tempo e da fortuna. Sucessos do reinado do rei D. Afonso VI e do príncipe D. Pedro, pelo padre […] frei Alexandre da Paixão, desde o ano de 1662 até 1680, extraídos da Biblioteca da Companhia da cidade de Évora”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 990.
- “Anti catástrofe. História verdadeira da vida e dos sucessos do rei D. Afonso VI de Portugal. Escrita por um oficial das tropas portuguesas que o acompanhou na sua fortuna e na sua desgraça. Na língua espanhola. Traduzida por ***, o mais fiel que foi possível. Em 1791”. 1791. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º1002.
- “Voto que se deu para o castigo do conde de Humanes, enviado de Espanha na corte de Lisboa, como autor da conjuração travada com alguns portugueses contra o infante D. Pedro a favor do rei D. Afonso VI preso na Ilha Terceira”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1047 (4).
- “Epitome da vida do sereníssimo rei de Portugal, o senhor D. Afonso VI escrito em Lisboa, no ano de 1681”. 1681. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1047 (5).
- “Sentença contra D. Raimundo de Alenquer, duque de Aveiro […] reinando o senhor D. Afonso VI”. 1803. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1052 (2).
- Carta segunda de Roberto Soutwell a milorde Arlington sobre o princípio das intrigas para a destronização de D. Afonso VI.11/11/1667. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1060 (2).
- Carta quarta de Roberto Soutwell a lord Arlington sobre a prisão do rei D. Afonso VI. 28-11-1667. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1060 (5).
- Carta sétima de Roberto Soutwell a milorde Arlington sobre os sucessos da destronização do rei D. Afonso VI.1667-12-12. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1060 (8).
- Carta nona de Roberto Soutwell ao duque de Ormond sobre a destronização do rei D. Afonso VI.11-12-1667. Manuscritos da Livraria, n.º 1060 (10)
- “Discurso político e jurídico sobre a deposição do trono do senhor rei D. Afonso VI que se deu ao infante D. Pedro seu irmão, o qual mandou ajuntar o estado da nobreza em cortes por decreto seu de 29 de Janeiro”.27-01-1668. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1071 (11).
- “Parecer político achado no gabinete do marquês de Gouveia sobre o infante D. Pedro, príncipe regente de Portugal aceitar a paz honrosa que nos ofereciam os castelhanos e sobre o coroar-se rei na deposição da coroa de seu irmão, o senhor rei D. Afonso VI”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1071 (12).
- “Jornada a Roma que por ordem del-rei D. Afonso VI fez frei Manuel da Conceição prelado dos Descalços de […] Santo Agostinho […] escrita por frei José de Santa Teresa seu companheiro […]”. 1666 / 1668. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1092 (1).
- Conjunto de documentação composta por consultas, pareceres, respostas, advertências, representações, cartas, projectos relativos aos reinados de D. João IV, regência de D. Luísa de Gusmão, reinado de D. Afonso VI, regência e reinado de D. Pedro II e reinado de D. João V. 1640 / 1730. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1096 (2).
- Cópia de uma carta de D. Afonso VI a Carlos II de Inglaterra. 1662-10-21. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1103, f. 323.
- Carta do conde de Schomberg para o rei D. Afonso VI. 1664-11-24. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1145 (3).
- Carta do rei D. Afonso VI para o conde de Schomberg. 1664-11-20. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1145 (4).
- Carta do conde de Castelo Melhor ao rei D. Afonso VI. 1665-07-08. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1145 (8).
- Parecer dado ao rei D. Afonso VI pelo conde de Castelo Melhor. 1664-08-11. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1145 (9).
- “Patente que mandou passar o rei D. Afonso VI ao conde de Cantanhede, Governador das Armas da Estremadura, imediato a sua pessoa”. 1659-08-20. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1146 (36).
- Carta do rei D. Afonso VI ao Conselho de Guerra pela qual se nomeia a si para capitão general do exército do Alentejo a 30 de Junho de 1657. 1657-06-30. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1146 (44).
- “Cópia da resolução de Sua Majestade D. Afonso VI pela qual tomou o governo dos seus reinos tirando-o a Sua Majestade em 22 de Junho de 1662”. 1662-06-22. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1146 (57).
- Carta da rainha D. Luísa de Gusmão ao rei D. Afonso VI. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1146 (58).
- “Cópia de duas cartas do rei D. Afonso VI, uma para a rainha sua mãe e outra para o infante D. Pedro, dando-lhes parte que toma posse do governo, de 21 de Junho de 1662”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria n.º 1146 (59).
- “Tratado de Pazes entre o senhor rei D. Afonso VI e Carlos II rei católico concluído no convento de Santo Elói da cidade de Lisboa, sendo mediador Carlos II rei da Grã Bretanha […]”1668. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2542 (7).
- Carta do padre António Vieira ao rei D. Afonso VI. 1658-11-19. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (6).
- Registo Geral de Mercês do reinado de D. Afonso VI. 7 liv. 1600. Portugal, Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês.
- Mandado de D. Afonso VI para que o juiz de fora de Vila Franca de Xira e superintendente da Junta das Décimas e quintos informe sobre a petição do Visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Diogo de Lima. 1661. Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 24, n.º 20.
- Sentença dada por D. Afonso VI e passada pelo juiz executor da cobrança e arrecadação das rendas e foros do Morgado e Casa de Mafra, Doutor Diogo de Gouveia Miranda, sobre o Casal dos Chãos de que é foreiro João Lourenço da Silva. 1659. Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 39, n.º 21
- Testamento da rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia. 1683-11-20/1683-12-27. Gavetas, Gav. 16, mç. 2, n.º 23.Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 33, f. 362.
- “Aviso da morte da rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia; do ofício de corpo presente em Palhavã e do enterro”. 1683-12-27. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 167 (190).
- Assento do Conselho de Estado sobre o tratamento que a rainha regente havia de fazer a D. Maria Francisca Isabel de Sabóia e carta do conde Castelo Melhor para esta última. 1666. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 170 (90).
- “Carta da princesa D. Maria Francisca Isabel de Sabóia para a rainha de Inglaterra, D. Catarina, sua cunhada”.1666/1683. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 171 (111).
- “Causa de nulidade de matrimónio entre partes: de uma como autora, a sereníssima rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia, nossa senhora e da outra o promotor da justiça eclesiástica, em falta de procuração de Sua Majestade el rey D. Afonso VI, nosso senhor”. 1667/1669. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 498.
- Carta terceira de Roberto Soutwell a lord Arlington sobre a separação da rainha Maria Francisca Isabel de Sabóia. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1060 (4).
- Parecer da rainha Maria Francisca Isabel de Sabóia sobre o afastamento da corte de António de Sousa de Macedo, na sequência da resolução tomada pelo Conselho de Estado. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1071 (4).
- Recados que o desembargador Pedro Fernandes Monteiro levou ao infante D. Pedro da parte da rainha Maria Francisca Isabel de Sabóia a respeito da ausência do conde de Castelo Melhor e resposta do infante do Pedro. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1071 (5).
… e na Biblioteca da Torre do Tombo
- A anti-catastrophe: historia d’el-rei D. Afonso 6º de Portugal. Porto: Typographia da Rua Formosa, 1845. XXVI. Continuação da Vida de El-Rei D. Affonso 6º até sua morte, extrahida de outro manuscripto, que foi copiado em 1744 de uns quadernos que se achárão na Livraria do Duque de Cadaval. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 70.
- ABREU, Cristóvão Soares – Oração de Christovão Soarez d’Abreu… em presença das Majestades d’el Rey D. Affonso VI e da Rainha Dona Maria Francisca Isabel de Saboya… quando entraraõ nesta sua cidade de Lisboa em 29. d’Agosto deste anno 1666. Em Lisboa: [s.n.]: a custa de Josef Leite Pereira livreiro da Rainha, 1666. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 3445(5).
- BLUTEAU, Rafael – Protheus doloris in obitu serenissimae reginae Portucaliae D. Mariae Franciscae Elisabetae a Sabaudia. [Lisboa?: s.n., 1683]. Glosas marginais impressas. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 3536(4) CF.
- BRAGA, Isabel M. R. Mendes Drumond – Duas rainhas em tempo de novos equilíbrios europeus: Maria Francisca Isabel de Saboia, Maria Sofia Isabel de Neuburg. [Lisboa]: Círculo de Leitores, imp. 2012. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 198/15.
- CADAVAL, Diana de – Maria Francisca de Saboia: uma princesa entre dois reis de Portugal: romance. Lisboa: cop. Diana de Cadaval: cop. A Esfera dos Livros, D.L. 2011. ISBN 978-989-626-320-1. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 106/12.
- CÂMARA, João da – D. Affonso VI: drama em cinco actos… Lisboa: Liv. A. Ferin, 1890. Biblioteca Canedo. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, BC 10279.
- Cartas dos governadores da província do Alentejo a El-Rei D. Afonso VI / publ. e pref. P. M. Laranjo Coelho. Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1940. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 2983 – SV 2985.
- Catálogo de livros e opusculos… rarissimos, relativos ás epocas de D. João IV e D. Afonso VI…. Lisboa: Typ. de J. L. Braz Pinheiro, 1878. Portugal, Torre do Tombo,, Biblioteca, SV 8067.
- Cópia da petição que fez o bispo de Leiria D. Pedro Vieira da Silva ao Sr. Rei D. Afonso VI, saindo desterrado da Corte e despedido da ocupação de Secretário de Estado, em 4 de Agosto do ano de 1662. ANTT, Manuscritos da Livraria, n.º 1634 Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 154.
- Habilitação da Ordem de S. Tiago concedida por D. Afonso VI a Felix de Holanda, pelos seus serviços na Embaixada de Inglaterra. ANTT, Chancelaria de D. Afonso IV, Habilitações da Ordem de S. Tiago. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 153.
- PORTUGAL. Cortes- 1668 (Lisboa) – Auto do Juramento que… Dom Pedro nosso senhor Fez aos Tres Estados destes Reynos, de os Reger, & governar no impedimento perpetuo d’El-Rey Dom Afonso VI nosso senhor, seu irmam. E o juramento, preito, e omenagem, que os ditos Estados lhe fizerão de o reconhecerem, & obedecerem, como a Regente, & Governador dos mesmos Reynos. Tudo celebrado no segundo acto de Cortes, que se fez nesta cidade de Lisboa… 9 de Junho 1668. Lisboa: por Antonio Craesbeeck de Mello, 1669. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca.
- PORTUGAL. Rei- 1643-1683 (Afonso VI)- [Lei estabelecendo a desvalorização das moedas de ouro, bem como das meias moedas e quartos]. – Lisboa: Chancellaria, 1662. Título factício. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 3553(45) CF.
- PORTUGAL. Rei, 1643-1683 (Afonso VI)- [Lei estabelecendo a desvalorização da moeda de prata]. Lisboa: Chancellaria, Título factício. Capital inicial ornamentada: cesto com decoração vegetalista. – Xilogravuras na margem do texto apresentando moedas de diversos valores. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca.
- PORTUGAL. Tratados, etc.. Tratado de pazes entre os Príncipes Dom Carlos II, Rei Católico, e Dom Afonso VI, Rei de Portugal. Tratado de pazes, entre os Serenissimos, e Poderosissimos Principes D. Carlos II Rey catholico, e D. Afonso VI Rey de Portugal, feito, e concluso no Convento de Sancto Eloy da cidade de Lisboa, aos 13. de Fevereiro de 1668. Sendo mediator o… Principe Carlos II. Rey da Gram Bretanha. Lisboa: na impressaõ de Antonio Craesbeeck de Mello, 1668. In: Collecção dos tratados… / por José Ferreira Borges de Castro372. Assin.: A-D//4. Inocêncio 7, 386; 18, 228; 19, Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 2534(21).
- RIBEIRO, Pinto – D. Affonso VI bosquejo de pathologia histórica. Porto: Liv. Moreira, 1903. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 2768(13).
- SOUSA, Francisco da Silveira de Vasconcelos e – O ministro de D. Afonso VI: Luís de Vasconcellos e Souza, 3º Conde de Castello Melhor – Vila Nova de Foz Côa: Câmara Municipal, 2001. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 368/01.
- Vida d’El-Rei D. Affonso VI: escripta no anno de 1684 / com um pref. por Camilo Castelo Branco. Porto: Ernesto Chardron; Braga: Eugénio Chardron, [1873]. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 94(469).
- VITERBO, Sousa – A princesa D. Isabel – Lisboa: Oficina Tipográfica, 1910. Transcrição de documentos do ANTT. Arquivo Histórico Português, Vol. 8. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 1421(13).
- XAVIER, Ângela Barreto – D. Afonso VI. 1ª ed. – [Lisboa]: Círculo de Leitores, imp. 2006. ISBN 972-42-3733-8. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 94(469).