Padre António Vieira nos cárceres da Inquisição
Em 1 de outubro de 1665, o Padre António Vieira foi encarcerado pela Inquisição.
Estas são algumas das informações que constam do seu processo:
Idade: 55 anos
Crime/Acusação: proposições heréticas, temerárias, mal soantes e escandalosas
Cargos, funções, actividades: religioso professo da Companhia de Jesus
Naturalidade: Rua dos Cónegos, freguesia da Sé, Lisboa
Morada: Coimbra
Pai: Cristóvão Vieira Ravasco, fidalgo da Casa Real
Mãe: D. Maria de Azevedo
Estado civil: solteiro
Data da apresentação: 21/07/1663
Data da prisão: 01/10/1665 (cárcere da custódia)
Sentença: auto-da-fé privado de 23/12/1667. Privado para sempre de voz activa e passiva e do poder de pregar, recluso no Colégio ou Casa de sua religião, de onde não sairia sem termo assinado pelo Santo Ofício, assinar um termo onde se obrigava a não tratar mais das proposições de que foi arguido, nem por palavra nem por escrito, pagamento das custas.
A leitura da sentença, sexta-feira 23/12/1667, na Sala da Inquisição, demorou duas horas e um quarto, no dia seguinte a mesma foi lida no Colégio. O réu, por motivos de saúde, foi autorizado a abandonar a sua reclusão no Colégio de Coimbra e a ir para a Casa do Noviciado de Lisboa. Por súplica do provincial da Companhia de Jesus, dirigida ao Santo Ofício, foi solicitada a anulação e perdão das penas que lhe foram impostas. Este pedido foi aceite por despacho do Conselho Geral do Santo Ofício, de 12/06/1668. A 30/06/1668, o réu foi chamado à Casa do Despacho da Inquisição de Lisboa, onde lhe foi comunicado o respectivo perdão e assinou o seu termo.
Em Agosto de 1669, o padre António Vieira partiria para Roma com licença do Rei.
Veja a descrição destes documentos:
- Processo do padre António Vieira. 1659-04-29 / 1668-06-30. Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 1664.
Padre António Vieira
- Retrato do padre António Vieira. 90 x 66 cm; óleo sobre tela. Portugal, Torre do Tombo, Quadros n. 93.
- Cartas autógrafas do Padre António Vieira. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2263.
Descubra mais na Torre do Tombo…
- “Carta da letra do padre António Vieira ao confessor Manuel Fernandes em que dá notícia que vistos os papéis por parte da Inquisição e cristãos novos se tomou a resolução de que os inquisidores fossem processados, castigados e depostos como sismáticos e inobedientes à Sé Apostólica devendo mudar-se os estilos de processar e que para ter execução o dito decreto se esperava se acabassem as Cortes, e provassem juridicamente perante o núncio o que se tem proposto, e que o rei insinue ao mesmo núncio ser do seu agrado esta resolução”.1674-05-05. Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, mç. 30, n.º 24.
- “Representação dos cristãos novos da letra do padre António Vieira [?] à Inquisição de Roma em que se queixam que estando pendente o recurso de Roma, prenderam aos parentes de um dos seis procuradores da nação, pedindo que assim como estes estavam isentos dos procedimentos da Inquisição o fossem também seus parentes e familiares, a que está junta uma cópia”. Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, mç. 30, n.º 32.
- “Carta da letra do padre António Vieira ao confessor Manuel Fernandes, dando-lhe notícias dos termos em que se achava em Roma o negócio da Inquisição”. 1674-12-15. Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, mç. 30, n.º 41.
- “Carta da letra do padre António Vieira [?] em que diz seria conveniente nomeasse o rei, inquisidor geral e mais inquisidores, pessoas de quem fizesse confiança, sendo as mais qualificações de todos os estados e religiões para os empenhar todos a fim de evitar os motins, que se receavam e se deram a entender nas Corte”. Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, mç. 30, n.º 49.
- “Papel da letra do padre António Vieira [?] sobre os prejuízos que sofria o comércio com os procedimentos do Juízo do Fisco e do perigo da comunicação particular das Inquisições de Portugal e Castela sem conhecimento do príncipe”. Portugal, Torre do Tombo, Armário Jesuítico, mç. 30, n.º 58.
- Grupo de Trabalho de Bibliografia do Padre António Vieira: Actas. 1964. Portugal, Torre do Tombo, Inspecção Superior das Bibliotecas e Arquivos, cx. 131, proc. 739.
- Padre António Vieira – Parecer sobre a conservação do Maranhão e restauração de Pernambuco. Carta de D. Luís da Cunha sobre os modos porque Portugal pode florescer […]. 1814-12-20 1815-02-09. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 30.
- “Clavis Prophetarum seu opus plus quam mirabile de regno Christi Domini interris consummato, auctore incomparabili viro Padre António Vieira Societatis Jesus, Compendiario contratum a doctissimo Padre Carolo António Casnedi eiusdem societatis”.1714/1725. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 174.
- “Avisos políticos que o padre António Vieira da Companhia de Jesus escreveu ao excelentíssimo conde Castelo Melhor estando governando e substituindo no trono a república no tempo do rei D. João IV”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 240.
- Sermões do padre António Vieira. Tomo I. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 322.
- Sermões do padre António Vieira. Tomo II. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 323.
- Sermões do padre António Vieira. Tomo III. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 324.
- Sermões do padre António Vieira. Tomo IV. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 325.
- “Papel que fez o padre António Vieira da Companhia de Jesus em defesa da gente de nação e a favor do recurso que intentava ter com sua Majestade sobre a pretensão da nova mudança de estilos do Santo Ofício, o qual se apresentou ao sereníssimo príncipe D. Pedro regente dos reinos de Portugal”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (1).
- “Desengano católico sobre o negócio da gente de nação hebreia, ano de 1633, do padre António Vieira”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (2).
- “Parecer do padre António Vieira sobre os cristãos novos para haverem de ser admitidos neste reino de que se lhe seguiriam grandes utilidades e certamente a conservação. Feito no ano de 1643”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (3).
- “Várias cartas do padre António Vieira”. Trata-se de um conjunto de 12 cartas do padre António Vieira, escritas a maioria delas de Roma e duas da Baía, entre 1671 e 1693. Têm como destinatários o cardeal Lencastre, o conde de Castanheira, o marquês de Gouveia e vários outros, não identificados. Tratam de assuntos diversos: questões de saúde, acontecimentos na corte de Roma, conflitos internacionais, entre outros temas. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (4).
- “Carta apologética escrita pelo p[adre] António Vieira da Companhia de Jesus ao padre Jacome Esquaca Figo, provincial da Província de Andaluzia da mesma companhia em 30 de Abril de 1686”. Defesa de Vieira contra os ataques de um religioso que, a coberto do pseudónimo Escoto Patavino, visavam as proposições do jesuíta sobre o Quinto Império e as profecias do Bandarra, idênticas às já condenadas pelo Santo Ofício. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (6).
- “Parecer do padre António Vieira sobre convir ao reino de Portugal fazer a Castela guerra defensiva e não ofensiva.1644”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (7).
- “Defesa do livro intitulado Quinto Império que é juntamente apologia do Clavis Prophetarum de regno Christi que o padre António Vieira ofereceu aos senhores inquisidores estando preso e respostas das proposições censuradas”. Cópia de original datado de 1666. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (8).
- “Petição do padre António Vieira ao Tribunal do Santo Ofício de Coimbra”. Carta do padre António Vieira ao Santo Ofício na qual argumenta detalhadamente em sua defesa perante as perseguições que o Tribunal do Santo Ofício lhe move. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (9).
- “Sentença que no Tribunal do Santo Ofício se deu ao padre António Vieira da Companhia de Jesus em 27 de Dez[em]bro de 1667”. Foi proferida a seguinte sentença: que «(…) seja privado para sempre da voz activa e passiva e do poder de pregar e recluso no colégio ou casa da sua religião que o Santo Ofício lhe assinar, donde sem ordem sua não sairá». Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 843 (10).
- “Parecer do padre António Vieira a el-rei D. Afonso VI para que dê o governo ao infante D. Pedro […]”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 844 (23).
- Obras do Padre António Vieira. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1031
- Obras do Padre António Vieira. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1032
- “Obras do padre António Vieira da Companhia de Jesus. Tomo V”. 1795. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1036
- “Parecer do padre António Vieira impugnando a resposta do […] Procurador da Fazenda”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1060 (17).
- “Sete propriedades da alma aplicadas às obrigações de um valido em carta do Padre António Vieira dirigida ao conde de Castelo Melhor, Escrivão da Puridade de el rei D. Afonso sexto de Portugal”. 1656/1667. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1736 (15).
- “Sentença que no Tribunal do Santo Ofício se leu ao Padre António Vieira da Companhia de Jesus em 23 de Dezembro de 1667”.1667-12-23. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2056 (6).
- “Cartas que o padre António Vieira escreveu de Roma e do Brasil a vários sujeitos desta corte”.1672/1694. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2056 (7).
- “Carta quinta. Do padre António Vieira para o conde da Ericeira, D. Luís de Menezes, autor do livro Portugal Restaurado”.1689-05-23. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2073 (41).
- “Carta sétima. Resposta com argumentos e soluções pelo padre António Vieira”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2073 (43).
- “Carta oitava. Do padre António Vieira em resposta a D. Rodrigo de Menezes sobre o sacrílego caso de Odivelas”.1671-10-24. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2073 (44).
- “Defesa do livro intitulado – Quinto Império – que é juntamente apologia do livro – Clavis Prophetarum – do reino de Cristo que o Padre António Vieira ofereceu aos senhores inquisidores estando preso: e resposta das proposições censuradas”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2359.
- “Cursus philosophicus a […] P […] António Vieira e Societ Jesu […] scriptus a Petro Falcão Pereira de Gouveia anno Domini 1739 ad 1740″. 1739 / 1740. […]”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2363.
- “Parecer do Padre António Vieira da Companhia de Jesus sobre as coisas do estado do Brasil e especialmente da restauração da Capitania de Pernambuco. Ano de 1647”.1647. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2452.
- “Sentença do padre António Vieira da Companhia de Jesus que se leu no seu auto particular da fé, que se celebrou na Sala da Inquisição da cidade de Coimbra em sexta-feira de tarde do dia 25 de Dezembro de 1667”. 1667. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2453.
- “Proposta que se fez em defesa da gente da nação hebreia […] a qual apresentou ao […].príncipe D. Pedro, regente e governador dos reinos de Portugal […]escrita pelo padre António Vieira […]”. 1646. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2489 (12).
- “Parecer político que o padre António Vieira da Companhia de Jesus deu ao rei D. João o IV sobre o aumento e conservação do reino, concluindo nele que para este fim devia o dito senhor favorecer e amparar aos homens de nação hebreia portugueses chamados vulgarmente Cristãos Novos […]”. 1644. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2489 (13).
- “Petição que o padre António Vieira da Companhia de Jesus fez ao tribunal do Conselho Geral do Santo Ofício no ano de 1665”. 1665. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2489 (14).
- “Defesa do livro intitulado Quinto Império que é juntamente a segunda apologia do livro Clavis Prophetarum de regno Christi que o padre António vieira ofereceu aos senhores inquisidores estando preso […]”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2489 (15).
- “Defesa do livro intitulado Quinto Império – que é juntamente a segunda apologia do livro Clavis Prophetarum de Regno Christi que o Padre António Vieira ofereceu aos senhores inquisidores estando preso: e resposta das proposições censuradas. Na última parte deste resumo está recopilada a maior parte da vida do padre António Vieira”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2504.
- “Clavis Prophetarum verum eorum sensum aperiens ad rectam regni Christi in terris [….] a P. Antonio Vieira Societatis Jesu […]”.[…]”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2519.
- “Clavis Prophetarum do Padre António Vieira”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º2520.
- Obras do padre António Vieira. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541.
- “Proposta a favor da nação hebreia, para ser admitida neste reino de Portugal e se moderarem os estilos da santa inquisição que ao rei D. João quarto ofereceu o padre António Vieira”.1646. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (2).
- “Parecer que sobre as coisas do Brasil e principalmente da restauração da capitania de Pernambuco deu ao rei o padre António Vieira, no ano de 1647”. 1647. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (3).
- “Parecer que deu o padre António Vieira sobre se entregar a campanha de Pernambuco aos holandeses em 21 de Outubro de 1648 para efeito de se ajustarem as pazes: ao que comummente clamam o papel forte”.1648. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (4).
- “Razões apontadas ao rei D. João o quarto a favor dos cristãos novos, para se lhes haver de perdoar a confiscação de seus bens, sendo sentenciados no Santo Ofício e o que para isso ofereceram ao rei no ano de 1649. Pelo padre António Vieira da Companhia de Jesus”. 1649. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (5).
- “Informação do modo com que foram tomados e sentenciados injustamente por cativos os índios em o Maranhão no ano de 1655. Pelo padre António Vieira da Companhia de Jesus”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (6).
- Cartas enviadas do Brasil e de Itália pelo padre António Vieira. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (7).
- “Sermão pregado no Colégio da Baía de Todos os Santos à saudosa memória do senhor rei D. Sebastião […] na festa que todos os anos se faz pelo dito motivo […] ano de 1687. Dizem ser pregado pelo padre António Vieira”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (9).
- “Aprovação do Padre António Vieira na terceira parte da História de São Domingos”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (10).
- “Defeitos do juízo, processo e sentença na causa do padre António Vieira, estando preso na Inquisição, representados ao Sumo Pontífice, Clemente X e ao Padre Geral da Companhia de que resultou o Breve que o dito Sumo Pontífice lhe concedeu em que isenta ao padre António Vieira da jurisdição dos inquisidores de Portugal”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (11).
- “Desengano católico sobre o negócio da nação hebreia pelo padre António Vieira da Companhia de Jesus”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (12).
- “O egrégio encoberto descoberto. Papel que fez o padre António Vieira da Companhia de Jesus em o qual prova a esperança da vinda do senhor rei D. Sebastião perdido na batalha de África a 4 de Agosto de 1578”.Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (14).
- “Memorial que o padre António Vieira deu ao rei D. Pedro II no tempo de príncipe regente dos reinos de Portugal […]”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (15).
- “Papel em defesa da gente de Nação e a favor do recurso que se intentava ter com Sua Santidade sobre a pretensão da nova mudança dos estilos do Santo Ofício. O qual se ofereceu e apresentou a sua alteza, o sereníssimo príncipe regente […] depois D. Pedro II, pelo padre António Vieira da Companhia de Jesus”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (16).
- “Papel em que se mostra não se dever admitir o Breve, que por via da Inquisição de Lisboa se impetrou de Sua Santidade para se anular o alvará que o senhor rei D. João IV tinha feito à gente de nação em que lhe demitia os bens, que (depois de sentenciadas e executadas as causas), pertenciam ao seu real fisco por contrato ajustado com a dita gente. Pelo padre António Vieira”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (17).
- “Papel que fez o padre António Vieira na ocasião da causa dos cristãos novos com o santo Ofício”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (19).
- “Petição do padre António Vieira da Companhia de Jesus ao governo do Maranhão, D. Pedro de Melo em que se queixa de que estando para fazer viagem para Portugal, expulso com os mais padres da companhia das suas missões, embarcassem aos seus companheiros em um bom navio chamado o Sacramento e o notificassem a ele só, para embarcar em uma caravela velha e sem equipagem capaz, só a fim de que perigasse, de sorte que não chegasse à corte […]”.Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (20).
- “Prática feita a Nossa Senhora da Conceição pelo padre António Vieira da Companhia de Jesus em o primeiro ano do seu noviciado”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (21)
- “Relação que ao príncipe D. Pedro II, regente de Portugal fez o padre António Vieira sobre o que passou com o grão-duque de Toscana, acerca do casamento da sereníssima senhora D. Isabel, princesa de Portugal”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (22).
- Carta enviada de Roma pelo padre António Vieira.1674-04-21. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (24).
- Carta que escreveu um amigo ao padre António Vieira e resposta deste último. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (25).
- Carta que escreveu um amigo ao padre António Vieira e resposta deste último Portugal. Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (26).
- Carta do padre António Vieira em que contesta os procedimentos da Inquisição. Portugal, Torre do Tombo. 1638-03-15. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (27).
- “Papel em defesa da gente de nasção [sic] e a favor do recurso que intentava ter com Sua Santidade sobre a pretensão da nova mudança dos estilos do Santo Ofício. O qual se ofereceu ao senhor rei D. Pedro II, sendo príncipe regente destes reinos. Pelo padre António Vieira da Companhia de Jesus”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2541 (28).
- “Esperanças de Portugal, 5º império do mundo, primeira e segunda vida de el-rei D. João o IV, escritas por Gonçalo Anes Bandarra e dada à luz pelo padre António Vieira da Companhia de Jesus, no ano de 1659”.1659. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2755.
- “Defesa do livro intitulado – Quinto Império – que é juntamente apologia do livro – Clavis Prophetarum – do reino de Cristo que o Padre António Vieira ofereceu aos senhores inquisidores estando preso: e resposta das proposições censuradas e uma recompilação da sua vida pelo mesmo padre”. 1666. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2756.
- “Onze cartas do Padre António Vieira”. 1653-05-15 / 1668-01-09. […]”. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771.
- Carta do padre António Vieira ao padre Francisco Soares Lusitano. 1653-05-15. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (1).
- Carta do padre António Vieira ao padre André Fernandes. 1653-05-21. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (2).
- Carta do padre António Vieira ao padre André Fernandes.1654-04-04. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (3).
- Carta do padre António Vieira ao Geral da Companhia de Jesus, padre Goswin Nickel. 1654-05-14. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (4).
- Carta do padre António Vieira ao padre Francisco de Avelar. 1658-02-28. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (5).
- Carta do padre António Vieira ao rei D. Afonso VI. 1658-11-19. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (6).
- Carta do padre António Vieira à rainha D. Luísa de Gusmão. 1659-04-29. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (7).
- Carta do padre António Vieira à rainha D. Luísa de Gusmão. 1659-11-28. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (8).
- Carta do padre António Vieira ao padre Provincial do Brasil. 1659-12-01. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (9).
- Carta do padre António Vieira ao padre Provincial do Brasil. 1660-05-01. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (10).
- Carta do padre António Vieira ao marquês de Gouveia. 1660-01-09. A carta foi escrita depois do Padre António Vieira ter saído do cárcere da Inquisição. Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 2771 (11).
- Obra apresentada para censura do padre António Vieira.1699. Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, liv. 122.
… e na Biblioteca da Torre do Tombo
- ALMEIDA, A. A. Marques de – O Padre António Vieira e os interesses Cristãos-Novos. In: Revista Portuguesa de História. ISSN 0870-4147. Tom. XXXVI, Vol. 1 (2002-2003). Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 106/93.
- AMENO, Francisco Luís – Vieira defendido: diálogo apologético em que se mostra, que não he o verdadeiro author do livro intitulado Arte de Furtar o Padre Antonio Vieira da Companhia de Jesus. Lisboa: Régia Off. Sylviana, 1746. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 593 (4).
- AZEVEDO, António de – As cartas do Padre António Vieira oferecidas ao Arquivo da Torre do Tombo. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1906. Transcrição de documentos do ANTT. Manuscritos da Livraria. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 4312 (1).
- BARROS, P. André – Vida do padre António Vieira. Lisboa: Editores J.M.C. Seabra, 1958. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 638/95.
- CÂNDIDO LUSITANO, pseud. – Carta apologetica, em que se mostra, que naõ he author do livro, intitulado Arte de Furtar o insigne P. Antonio Vieira da Companhia de Jesus / escrita por hum zeloso da illustre memoria deste grande escritor. Lisboa: Na Regia Officina Sylviana, e da Academia Real, 1744. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 593 (3).
- CASTRO, Aníbal Pinto de – O essencial sobre o Padre António Vieira. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008. (Essencial; 101, 102). ISBN 978-972-27-1664-2. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 189/08.
- CONGRESSO INTERNACIONAL “TERCEIRO CENTENÁRIO DA MORTE DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA”. Lisboa, 1997. [org.] Universidade Católica Portuguesa, Província Portuguesa da Companhia de Jesus. Braga: U.C.P.: P.P.C.J., 1999. (Memorabilia christiana; 9). CNCDP. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, ISBN 972-8090-10-2.
- COSTA, Mário Alberto Nunes – Frei Teotónio da Cunha qualificador do Pe. António Vieira em 1729. [S.l.: s.n.], 1955 (Coimbra: [Tip. Atlântida]). Transcrição de documentos do ANTT. – Sep. Arqui. de Bibliografia Portuguesa, 1. Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 3177 (2).
- DIDIER, Hugues – Anno domini 1666, “La fin des jours”, Sabbatai Tsévi et António Vieira. [Policopiado]. Lyon: Université Jean Moulin-Lyon 3, 1998. Separata de “Fin(s) de siècle(s): actes du colloque tenu le 26 mars 1998 à l´Université Jean Moulin-Lyon 3”. CNCDP. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 796/07.
- EVOCAÇÃO DE ANTÓNIO VIEIRA NO TEMPLO DE S. ROQUE – Evocação de António Vieira no templo de S. Roque. Lisboa:[s.n.], 1940. SV 711/95.
- Exposição Bibliográphica no bi-centenário do Padre António Vieira em 1897 / Biblioteca Nacional de Lisboa. Lisboa: Imprensa Nacional, 1897. , Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 1942 (2).
- EXPOSIÇÃO LISBOA DO SÉCULO XVII: “A MAIS DELICIOSA TERRA DO MUNDO”: IMAGENS E TEXTOS NOS QUATROCENTOS ANOS DO NASCIMENTO DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA, Lisboa, Gabinete de Estudos Olisiponenses, 2008. Coord. José Manuel Garcia. Lisboa: Câmara Municipal. Gabinete de Estudos Olisiponenses, D.L. 2008. ISBN 978-972-9231-02-5. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, CE 764.
- EXPOSIÇÄO PADRE ANTÓNIO VIEIRA, 1608-1697, Lisboa, Nov. 1997-Fev. 1998. Biblioteca Nacional. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1997. ISBN 972-565-247-9. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, CE 264.
- FRANCO, José Eduardo – Vieira na literatura anti-jesuítica: séculos XVIII-XX. Bruno Cardoso Reis; pref. António Matos Ferreira. – Lisboa: Roma Editora: Fundação Maria Manuela e Vasco de Albuquerque, 1997. CNCDP.ISBN 972-96824-7-X. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 417/97.
- LEOPOLD, Radegundis – Predigt uber Maria Heimsuchung / António Vieira ; Kritischer Text und Kommentar Munster, Westfalen: Aschendorffsche, 1977. (Portugiesische Forschungen der Gorresgesellschaft.. Dritte Reihe ; 5).Tít. orig.: Serman da visitaçam de Nossa Senhora no Hospital da Misericordia da Bahia, na occasiäo em que chegou áquella Cidade o Marquez de Monta-väo, de Montalväo, Viso-Rey do Brasil. CNCDP. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 198/06.
- LOBO, Francisco Alexandre – Discurso histórico e crítico acerca do Padre António Vieira, e das suas obras. Coimbra: Imp. da Universidade, 1823. Manuscrito na p. de título: por D. Fran. cº Alexandre Lobo. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 2777 (2).
- MUHANA, Adma Fadul- Os autos do processo de Vieira na Inquisição. Ed.lit.Adma Fadul Muhana; anot. Adma Fadul Muhane. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista; Salvador: BA: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1995. (Coleção Studium). ISBN 85-7139-103-3. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 261.7.
- NAGEL, Rolf – Die Antoniuspredigt António Vieiras an die portugiesischen generalstande von 1642. Munster: Aschendorffsche Verlagsbuchhandlung, 1972. Texto também em português. – Trad. de: Sermäo de Santo António na festa que se fez ao Santo na Igreja das Chagas de Lisboa aos quatorze de Setembro de 1642. CNCDP. ISBN 3-402-05490-4. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 227/06.
- O Padre António Vieira e o mundo de língua portuguesa. Coord. Aníbal Pinto de Castro, Artur Teodoro de Matos. Lisboa: CEPCEP: EPAL, 2008. ISBN 978-972-9045-25-7. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 10/09.
- OCEANOS: Vieira. Dir. António Manuel Hespanha. Lisboa: CNCDP, 1997. Números 30/31 (Abril/Setembro 1997). Número dedicado ao Padre António Vieira. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, PP 124/93.
- Padre António Vieira: catálogo do acervo da Biblioteca Nacional. Org. Luiz Felipe Baêta Neves Flores; coord. adjunto Ralph Ribeiro Mesquita…[et al.]. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1999. (Coleção Rodolfo Garcia ; 25). ISBN 85-85881-66-6. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 017.1 (81).
- PELOSO, Silvano – Antonio Vieira e l’imperio universale: la Clavis Prophetarum e i documenti inquisitorial. [S.l.]: Sette Città, 2005. (Nuovo Mondo ; 4). ISBN 88-7853-027-1. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 349/07.
- PITARRA, Francisco Xavier dos Serafins – Dissertação apologética, e dialogistica, que mostra ser o author do livro arte de furtar digno desvelo do engenho illustre do padre Antonio Vieyra / em resposta a huma carta, escrita por hum ignorado zeloso de memoria do dito Padre…. Lisboa: Off. Sylviana, 1746. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 593 (2).
- Revista Portuguesa de Filosofia [policopiado]. Ed. prop. Faculdade de Filosofia. Tom. 53, Fasc. 3, (Jul.-Set.) 1997. Lisboa: Faculdade de Filosofia, [199?]-[200?]. O n.º impresso é alusivo ao Padre António Vieira. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, PP 49/98.
- SANTO, Arnaldo do Espírito – Apresentação do “Clacis Prophetarum “transmissão manuscrita, estrutura e aspectos do pensamento do Padre António Vieira. Lisboa: CNCDP, 1997. In: Oceanos. – 30/31 (Setembro 1997). Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca PP 124/93.
- VIEGAS, João – La mission d’Ibiapaba: le père António Vieira & le droit des indiens. Étude, trad. & notes de João Viegas; préf. Eduardo Lourenço. Paris: Unesco, imp. 1998. (Magellane). CNCDP ANTT. ISBN 2-906462-40-3. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 676/06.
- VIEIRA, António – “Sermão do esposo da Mãe de Deus S. José”. Kritischer text und kommentar von Maria de Fátima Viegas Brauer-Figueiredo. Münster Westfalen: Aschendorffsche, 1983. (Portugiesische Forchungen der Gorresgesellschaft Deitteruche, ISSN 0171-290X; 7). CNCDP ANTT. ISBN 3-402-05496-5. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 228/06.
- VIEIRA, António – ….Conclusiones ex universa philosophia excerptas] / [praeside P.M. Antonio Vieyra…defensurus Antonius Josephus da Cunha Coutinho…]. Ulyssipone: Typis Francisci A’ Sylva…, Anno Domini 1742. Colofão. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 3568 (21) C.F.
- VIEIRA, António – António Vieira’s Sermon against the Dutch Arms: (1640). A critical ed. with an introd. and a comment. by Frits Smulders. Frankfurt am Main [etc.]: Peter Lang, 1996. LXVI- CNCDP. ISBN 3-631-48227-2. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 171/06.
- VIEIRA, António – Arte de furtar, espelho de enganos, theatro de verdades, mostrador de horas minguadas, gazua geral dos reunos de Portugal. Amsterdam: Na Officina Elvizeriana, 1652. Autoria atribuída a António Vieira. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SP 593.
- VIEIRA, António – Cartas. Coord. e anot. por J. Lúcio de Azevedo. Reimp. [Lisboa]: Impr. Nac.-Casa da Moeda, imp. 1997. (Biblioteca de autores portugueses). CNCDP ANTT. ISBN 972-27-0850-3. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 170 (1-3)/06.
- VIEIRA, António – Crisis paradoxa super tractatu insignis P. Antonii Vieyrae, lusitani societatis Jesu de regno…. – [S.l.: s.n.], 1748. Pertença: Arquivo das Congregações. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 2722.
- VIEIRA, António – De Profecia e Inquisição. Brasília: Senado Federal, 1998. XLIV, (Coleção Brasil 500 anos). CNCDP. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 788/07.
- VIEIRA, António – Historia do futuro (Livro Anteprimeiro). Ed. Crítica, pref. e coment. por José van den Besselaar. Munster Westfalen: Aschendorffsche, 1976. (Portugiesische Forschungen der Gorresgesellschaft.. Dritte Reine ; 3, 1-3, 2). CNCDP ANTT. ISBN 3-402-05492-2. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 8582.
- VIEIRA, António – História do futuro. Introd., actualização do texto e notas por Maria Leonor Carvalhão Buescu. 2ª ed. Lisboa : Imp. Nac.-Casa da Moeda, imp. 1992. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, .
- VIEIRA, António – Obras escolhidas [do] Pe. António Vieira. Pref. e notas de António Sérgio e Hernâni Cidade. 2ª ed. Lisboa: Sá da Costa, [199-]. (Clássicos Sá da Costa). – CNCDP ANTT. 1º v.: Cartas (I). CVIII, [2], 2º v.: Cartas (II). 1997. 3º v.: Obras Varias (I). XXXV, 10º v., 1º t. :Sermões. 1996. XXXV, – 11º v.: Sermões (II). 1996. – XX, 298 p.. 12º v.: Sermões (III). 1997. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 60 (1-12) /06.
- VIEIRA, António – Rochuspredigt aus dem Restaurations kriegsjahr, 1642. Einfuhrung, kritischer Text und Kommentar von Rudiger Hoffmann. – Munster Westfalen: Aschendorffsche, 1981. (Portugiesische Forschungen der Gorresgesellschaft.. Dritte Reihe ; 6). Tít. orig.: Sermam que pregou o P. António Vieira da Companhia de Jesus na caza professa da mesma Companhia em 16 de Agosto de 1642. Na festa que fez a S. Roque. – CNCDP. ISBN 3-402-05495-7. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 230/06.
- VIEIRA, António – Sermões do Padre António Vieira. Lisboa: Editores, J.M.C. Seabra & T.Q. Antunes, 1856. Existe na Biblioteca uma edição da obra referente ao ano 1959 com a cota 178/06. Bibl. Conde Covilhã. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, CC 117 (1-15)/13.
- VIEIRA, António – Sermões. Pref. e rev. pelo Rev. Padre Gonçalo Alves. Porto: Lello, 1959. 15 tomos em 5 v. (Obras completas do Padre António Vieira). CNCDP ANTT. 1º v.: t. I, II e III. 2º v.: t. IV, V e VI. 3º v.: t. VII, VIII, IX. 4º v.: t. X, XI e XII. 5º v.: t. XIII, XIV e XV. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 178/06.
- WITTSCHIER, Heinz Willi – Pestpredigt / António Vieira ; Kritischer Text und Kommentar von Heinz Willi Wittschier. – Munster Westfalen: Aschendorffsche, 1973. [8], (Portugiesische Forschungen der Gorres-gesellschaft.. Dritte reihe ; 2). – Tít. orig.: Serman de S. Roque, prégado na Capella Real, anno de 1649, avendo peste no Reyno do Algarve. CNCDP. ISBN 3-402-05491-4. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 229/06.