Saltar os Menus

“Dias de abril: um caminho, múltiplas vozes” | Exposição

 

A exposição, intitulada “Dias de abril: um caminho, múltiplas vozes” procura apresentar um testemunho dos dias de abril de 1974, em que a madrugada de 25 de abril mudou para sempre o caminho político e social que Portugal tinha percorrido nos últimos 48 anos.

Esta exposição encontra-se distribuída por 3 salas, sendo que a primeira apresenta uma perspetiva dos antecedentes próximos do processo revolucionário, uma segunda sala que expõe o processo revolucionário do Movimento das Caldas à madrugada do 25 de abril e a terceira sala onde é possível observar o reflexo desses dias de abril a nível nacional e que contou com a colaboração e apoio dos arquivos distritais, de entidades públicas, de autarquias e, ainda, de coleções privadas.

Para além de um alargado conjunto de fotografias, que mostram estes dias de abril por todo o país, é possível observar um conjunto de provas fotográficas pertencentes ao Arquivo Fotográfico do SNI – Serviço Nacional de Informação, que testemunham o movimento militar nas ruas de Lisboa. Apresentam-se também alguns posters, imprensa vária da época, nomeadamente as 5 tiragens do Jornal “O Século” do dia 25 de abril de 1974 e uma seleção de documentos do Arquivo de Ernesto Melo Antunes, onde se pode observar a sua perspectiva pessoal dos eventos e das reuniões tidas nos dias seguintes à Revolução.

Veja aqui o catálogo da exposição
Também poderá visitar a exposição no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde poderá ver os documentos originais, de 15 de abril a 28 de junho de 2024.

 

 

Última Actualização: 22 de Abril de 2024