Saltar os Menus

Introdução do Sistema Métrico Decimal em Portugal

D. Pedro I e D. Manuel I fizeram reformas dos pesos e medidas, mas a primeira reforma geral foi feita por D. Sebastião por lei datada de 26 de Janeiro de 1575. 

O Decreto de 17 de Outubro de 1812 nomeou uma Comissão para o Exame dos Forais e Melhoramento da Agricultura, que se ocupou de forma imediata de estudar e recolher informações sobre os pesos e as medidas usados em Portugal. Da diversidade dos pesos e das medidas advinha prejuízo para o comércio externo e interno. Por isso, seria de toda a conveniência uniformizar os pesos e medidas e proceder à adopção do sistema métrico decimal que a França introduzira em 1790. 

A Academia Real das Ciências foi incumbida de nomear, de entre os seus sócios, aqueles que parecessem mais indicados para integrar a referida Comissão, e foram escolhidos naturalmente alguns matemáticos, a que em 1814 se juntaram alguns engenheiros. Estes teriam a incumbência de fabricar os padrões dos novos pesos e medidas no laboratório da Casa da Moeda. Os trabalhos preparatórios para adopção desta medida não foram pacíficos. Os primeiros padrões foram feitos no Arsenal do Exército, copiados por outros que se haviam encomendado em França. 

Em 16 de Março de 1819 um aviso dos governadores do reino dirigido aos corregedores das comarcas mandou recolher ao mesmo Arsenal os padrões dos concelhos para as comparar com os novos. 

Em 1852, D. Maria II faz publicar o decreto de 13 de Dezembro que adopta o Sistema Métrico Decimal com a respectiva nomenclatura original, e estipulando dez anos para entrar em vigor. 

Há 150 anos, em 1859, a 20 de Junho é assinado o decreto pelo qual passa a vigorar o uso da medida métrica linear, a partir da data de 1 de Janeiro de 1860, ficando abolidas e ilegais as varas e os côvados e quaisquer outras medidas lineares.  

Para ilustrar este tema foram seleccionados dois documentos: uma caixa de pesos e medidas que contém os padrões destinados ao Senado da Câmara de Lisboa no ano de 1819 e o Decreto de 20 de Junho de 1859 sobre a entrada em vigor do uso da medida métrica linear. 

Veja a descrição destes documentos:

Caixa-de-Pesos-e-Medidas-2010-09-03

Caixa de pesos e medidas

DG1JUL1859-2010-09-03

Decreto de 20 de Junho de 1859

Descubra mais na Torre do Tombo…

 … e na Biblioteca da Torre do Tombo 

Última Actualização: 17 de Fevereiro de 2014