Saltar os Menus

Início da 1.ª Guerra Mundial

Em 1914, teve início a Primeira Grande Guerra Mundial e Portugal teve de defender os territórios de Angola e Moçambique.

A Ilustração Portuguesa de 17 de agosto de 1914 dá a notícia sobre A sessão extraordinária da Câmara dos Deputados: O dia 7de Agosto marca uma data histórica. O parlamento português nesse dia reunido extraordinariamente para conferir ao governo os mais latos poderes na especial emergência que atravessamos, deu um dos mais altos e nobres exemplos de patriotismo.

No exemplar de 21 de Setembro são noticiadas As expedições portugueses à África: revestiu extraordinário luzimento a despedida feita aos expedicionários a Angola e Moçambique pelo povo de Lisboa.

Mapa 0001

As possessões portuguesas da África e as alemães, belgas e inglesas que confinam com elas. Portugal, Torre do Tombo, Empresa Pública Jornal O Século, Ilustração Portuguesa, 2.º Semestre 1914, p. 348.

Veja algumas imagens destes momentos captadas por Joshua Benoliel:

 Seculo0002

Soldados do regimento de cavalaria 10, de Vila Viçosa, despachando bagagens na estação de Santa Apolónia e O 4.º esquadrão de cavalaria 10 seguindo pelo largo do Museu de Artilharia em direcção ao quartel de cavalaria 4, em Belém. Portugal, Torre do Tombo, Empresa Pública Jornal O Século, Ilustração Portuguesa, 2.º Semestre 1914, p. 376.

Seculo0003

Na Praça do Município – As forças expedicionárias passando em frente à Câmara Municipal em cuja varanda assistiram ao desfile o Chefe do Estado, membros do governo, chefe dos partidos políticos, vereação e autoridades militares e civis. Portugal, Torre do Tombo, Empresa Pública Jornal O Século, Ilustração Portuguesa, 2.º Semestre 1914, p. 377.

Seculo0004

Na Praça Marquês de Pombal – As forças expedicionárias antes do desfile. Portugal, Torre do Tombo, Empresa Pública Jornal O Século, Ilustração Portuguesa, 2.º Semestre 1914, p. 378-379.

 Seculo0005

No Posto Marítimo de Desinfeção – A largada do «Durham Castle». A multidão aclama os expedicionários. Portugal, Torre do Tombo, Empresa Pública Jornal O Século,  Ilustração Portuguesa, 2.º Semestre 1914, p. 380.

Veja ainda as outras exposições

Entrada de Portugal na Grande Guerra

O fim da Grande Guerra

Descubra mais na Torre do Tombo…

… e na Biblioteca da Torre do Tombo

Última Actualização: 12 de Novembro de 2018