Saltar os Menus

Notícias

13 de Março de 2021

REABERTURA DOS SERVIÇOS PRESENCIAIS – ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

Dia 15 de março de 2021
Na sequência do comunicado do Conselho de Ministros do dia 11 de março, que aprova o decreto que regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, informamos que estarão abertos ao público, a partir do dia 15 de março, os Serviços presenciais do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e restantes Serviços dependentes da DGLAB.

Serviços do Arquivo Nacional da Torre do Tombo | Horário

O ANTT passa a estar aberto ao público das 10.00 h às 17.00 h, de segunda a sexta.

O serviço encontra-se encerrado ao Sábado.

Nos Serviços em que existam espaços com cacifos – Deve ser mantida a distância de segurança (2 metros) e seguir as instruções do segurança/funcionário, aguardando a sua vez.
Nos elevadores – É permitida a utilização por apenas 1 pessoa de cada vez.
Nas zonas de circulação – Mantenha a distância de segurança (2 metros).
Área de Referência – O acesso a esta área será restrito à utilização, no máximo, de 6 postos de pesquisa. Estes postos devem ser usados prioritariamente para consulta dos recursos informativos da instituição.
Sala de Leitura Geral – A lotação máxima é de 25 lugares. As restantes condições de acesso e procedimentos que não contrariem a presente informação encontram-se definidas no Regulamento da Sala de Leitura.
◦ A requisição de documentos é efetuada exclusivamente através dos “Pedidos antecipados de consulta”, realizados no sistema CRAV, a formular no sítio web do ANTT, endereço: https://digitarq.arquivos.pt/
◦ Os pedidos de reprodução serão formulados e respondidos através do seguinte endereço: https://digitarq.arquivos.pt/oservices
Salas de exposições – É definido um número máximo de 5 pessoas em simultâneo. Respeite esse número e mantenha a distância de segurança (2 metros).
Salas de reuniões e eventos – É temporariamente suspensa a cedência e utilização de salas para realização de reuniões e eventos públicos.
Serviços de restauração – Até 19 de abril, e em função das medidas que o Governo venha a confirmar para a restauração, o bar/cafetaria estarão encerrados. No ANTT, no Piso 1 e 2, junto ao átrio, estão disponíveis ao público duas máquinas dispensadoras de café.

Serviços Dependentes da DGLAB
Para informação sobre a abertura e procedimentos a ter em consideração nos restantes serviços dependentes da DGLAB – Arquivos Distritais, CPF e Arquivo Histórico Ultramarino – consulte as respetivas páginas eletrónicas através do seguinte endereço: http://dglab.gov.pt/contactos-arquivos/

REFORÇO DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO FACE À PANDEMIA DE COVID-19
Na reabertura dos Serviços presenciais nos Serviços dependentes da DGLAB, reforçamos o apelo à colaboração e cooperação de todos – leitores, visitantes e trabalhadores – no sentido de se continuar a cumprir as medidas instituídas com vista ao combate face SARS-COV-2 e à doença COVID-19.

No acesso aos edifícios dos Serviços dependentes da DGLAB são obrigatórias as seguintes medidas de proteção:
• Distanciamento físico;
• Higienização das mãos com solução antissética de base alcoólica;
• Usar máscara e mantê-la por todo o tempo até à sua saída do edifício.
É assegurada a desinfeção regular de pontos de contacto como portas, puxadores, botões de elevadores, balcões e equipamentos de uso público, bem como a necessária ventilação.
Sempre que se ausente temporariamente e regresse à sala de leitura/referência deve voltar a desinfetar as mãos com solução alcoólica disponibilizada.

Gratos pela sua cooperação e sejam bem-vindos, novamente, aos nossos serviços.

Diretor-Geral
Silvestre Lacerda

Esta notícia foi publicada em 13 de Março de 2021 e foi arquivada em: Documento em Destaque, Geral.