Saltar os Menus

Notícias

15 de Outubro de 2021

INAUGURAÇÃO: the portuguese prison photo project / projeto fotográfico prisões portuguesas

the portuguese prison photo project / projeto fotográfico prisões portuguesas – uma exposição, diferentes perspetivas atrás das grades
Inauguração: 19 outubro – 18h30, Torre do Tombo

A exposição projeto fotográfico prisões portuguesas (19 outubro – 5 janeiro) é mais uma das iniciativas inseridas no programa de promoção da Marca do Património Europeu atribuída em 2015 à Carta de Lei que estabeleceu a reforma penal e das prisões com a abolição da pena de morte, em 1867.

the portuguese prison photo project proporciona uma visão das prisões contemporâneas portuguesas. Da maior e mais antiga prisão, que data da década de 1880, à mais recente, que abriu as portas em 2004, estes oito estabelecimentos prisionais representam cerca de um quarto de todos os locais de detenção do país.
As fotografias foram captadas em 2016/2017 e no inicio de 2020 por um fotógrafo português e um suíço, Luis Barbosa e Peter Schulthess. As suas abordagens traduzem-se em duas perspetivas completamente diferentes.
Nesta exposição, os dois fotógrafos apresentam a sua visão e pontos de vista das 8 prisões, com 28 fotografias impressas em grande formato. Além disso, cada uma dessas prisões é apresentada separadamente em grandes portfólios. Estes oferecem uma visão mais aprofundada da arquitetura, da vida diária e das condições de vida dos reclusos e do ambiente dos funcionários. Uma breve apresentação do texto de cada prisão ajuda a decifrar melhor as fotografias.

Depois do sucesso da primeira exposição no Porto realizada em 2017, no Centro Português de Fotografia CPF, e da premiação do S.A.P. a Luís Barbosa do prémio de melhor trabalho fotográfico 2017, e após a sua exibição em Lisboa em 2019, no Museu do Aljube, vai agora decorrer uma terceira exposição, novamente em Lisboa, com um conceito adaptado ao novo espaço, o Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Esta notícia foi publicada em 15 de Outubro de 2021 e foi arquivada em: Eventos.