Saltar os Menus

Notícias

16 de Novembro de 2022

Exposição | Descobertas europeias: do novo mundo às novas tecnologias | Centro Português de Fotografia

Depois de ter estado patente ao público em 2021 no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a exposição Descobertas europeias: do novo mundo às novas tecnologias conhece a sua segunda edição na cidade do Porto, no Centro Português de Fotografia, de 19 de novembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023.

 

Esta exposição está integrada no projeto Tesouros Digitais Europeus cujo objetivo é exibir alguns dos tesouros documentais europeus guardados em arquivo desde tempos remotos.
Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia e tem como parceiros os Arquivos de Estado de Espanha, da Hungria, da Noruega, de Malta, de Portugal e ainda o ICARUS (Áustria) e a Universidade de Tecnologia de Munster (Irlanda). Esta colaboração, que só foi possível graças ao património digitalizado da maioria dos arquivos, resultou numa experiência transmedia sobre a história da Europa.
A ideia de “descoberta” – de explorar o desconhecido, de encontrar e tentar coisas novas, de criar novos objetos e artefactos, dos desafios inovadores aos convencionais – tem sido uma constante na história da humanidade e da Europa. Ao longo dos séculos, a sua busca uniu terras e povos de várias nações europeias em empreendimentos comuns. A história do desenvolvimento da ciência e do progresso tecnológico é verdadeiramente um capítulo da cooperação internacional na história da Europa
Nesta exposição o visitante pode interagir com:
– Documentos originais do Arquivo Nacional da Torre do Tombo;
– Reproduções digitais de documentos de oito países distribuídos por expositores
interativos;
– Documentos que permitem experienciar a tecnologia da realidade aumentada;
– Vídeo jogos
– Vídeos informativos
Esta notícia foi publicada em 16 de Novembro de 2022 e foi arquivada em: Exposições.