15 de Julho de 2025
🚨 Somos um dos vencedores do Concurso de Projetos da Marca do Património Europeu de 2025
Temos orgulho de fazer parte de um dos 7 projetos selecionados este ano pela Marca do Património Europeu (EHL) [@European Heritage Label Bureau – EHL Bureau], cofinanciado pela União Europeia (@CreativeEuropeEU)
Todos os anos, a EHL convida os seus 67 sítios certificados a unirem-se e a proporem projetos ousados e colaborativos que liguem os jovens, o património comum e a identidade europeia.
O projeto “Heritage of Hope: The Abolitionist Legacy in Europe / Património de Esperança: O legado abolicionista na Europa” foi aprovado no âmbito da 2.ª Convocatória de Projetos da Comunidade Marca do Património Europeu (EHL Bureau) e irá decorrer entre julho 2025 a maio de 2026.
O nosso projeto envolve três sítios com Selo do Património Europeu (EHL) – Arquivo Nacional da Torre do Tombo/DGLAB, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o Arquivo da Coroa de Aragão (Espanha). Conta ainda como parceiros o CIES-ISCTE e a Aministia Internacional – Portugal.
Este projeto explora o movimento histórico pela abolição da pena de morte em Portugal e Espanha, destacando a sua relevância para os valores europeus de direitos humanos, dignidade e justiça. Através de alguns processos e biografias de figuras abolicionistas marcantes, queremos envolver os cidadãos europeus — especialmente os jovens — na reflexão sobre a importância histórica e atual deste tema.
🎉 Cada projeto vencedor recebe até 30 000 euros para transformar as suas ideias em ação e reforçar a cooperação transfronteiriça em toda a Europa.
📍 Em breve, partilharemos mais sobre o nosso projeto — fique atento!
#EuropeanHeritageLabel #EHL #EUValues #CreativeEurope #CulturalHeritage #Heritage #Europe