Saltar os Menus

Notícias

3 de Abril de 2017

Arquivos e História | Ciclo de seminários

 

O objectivo do Ciclo de Seminários é proporcionar o conhecimento mútuo da investigação em História e em Arquivística, bem como do trabalho de índole mais prática realizado neste último campo, sob a égide da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGALB), nas funções que lhe cabem de órgão regulador da política arquivística nacional. Da parte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) e dos seus centros de investigação co-organizadores, reveste especial importância o envolvimento directo dos doutorandos na área de Arquivística Histórica do Doutoramento em História, que no Ciclo encontram oportunidade de apresentar e colocar a debate público os seus trabalhos de graduação.

O itinerário do Ciclo é a um tempo problematizante e tipológico, com sessões em que as apresentações de investigações concretas incidem predominantemente em questões teóricas e metodológicas. Contou-se com a presença de outras instituições que não as organizadoras, nos casos em que a tradição e qualidade de trabalho das mesmas na área o sugerisse. Num próximo ciclo, há a intenção de alargar ainda mais o universo de participantes.

Espera-se, com esta primeira realização do Ciclo, no ano de 2016/2017, conseguir dar novo passo em frente na concretização da ideia que se tomou como égide da iniciativa – aprofundar uma relação, entre historiadores e arquivistas e incorporar os ganhos entretanto acumulados por cada um dos campos disciplinares.

Programa

2017 04 Arquivos e historia

Esta notícia foi publicada em 3 de Abril de 2017 e foi arquivada em: Geral, Seminários e congressos.