Saltar os Menus

Notícias

30 de Maio de 2017

1.º Fórum Literário Portugal-China

1º Fórum Literário Portugal-China #main-body {width:80%;} #content{width:100%;} #sidebar-2{width:20%;}
#wrap-a, body.bodyfluid #wrap-a {width: 95%;margin-right: auto;margin-left: auto;}
body.bodyfixed #wrap-a {width: 976px;margin-right: auto;margin-left: auto;}

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas encontra-se a organizar, juntamente com a Associação Chinesa de Escritores, o 1º Fórum Literário Portugal-China, que decorrerá no Centro Científico e Cultural de Macau, no dia 7 de junho.

Este Fórum acontece no âmbito do Memorando de Entendimento entre a República Portuguesa e a República Popular da China no Domínio do Livro e da Literatura, assinado em 2015 em Pequim. Nele está previsto o apoio à divulgação recíproca da literatura chinesa e portuguesa, seja através do apoio à tradução de obras literárias, seja através da participação de autores no outro país.

A Associação Chinesa de Escritores é um importante órgão que, presidido pela Senhora Tie Ning, equiparada a Ministra, cumpre também o papel de organismo que apoia a tradução de autores chineses no estrangeiro e de autores estrangeiros na China.

Vêm a Portugal, entre uma comitiva institucional de seis personalidades ligadas ao livro, alguns dos mais importantes autores chineses contemporâneos. Su Tong será o mais conhecido, pois já venceu o Man Asian Literary Prize e foi finalista do Man Booker International Prize em 2011.

O Fórum consta de duas partes: de manhã, três escritores chineses e três escritores portugueses encontram-se para uma conversa onde apresentam a sua obra e discutem o papel da literatura como potenciadora de inclusão, e o modo como a literatura intervém hoje na sociedade atual. À tarde, a delegação chinesa reúne-se com editores portugueses.

Gostaríamos de vos convidar a estarem presentes no Fórum, cujo encerramento será feito por S.Exa. o Ministro da Cultura.

Agradecemos a confirmação da vossa presença até 1 de junho, através do email internacional@dglab.gov.pt. Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  ou do telefone 210037422.

 

Esta notícia foi publicada em 30 de Maio de 2017 e foi arquivada em: Eventos, Geral.