Saltar os Menus

Notícias

19 de Abril de 2023

Prémio Camões | Mostra documental

Está patente no átrio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo uma exposição sobre os vencedores do Prémio Camões. Instituído por Portugal e pelo Brasil, é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.

O Prémio Camões foi já atribuído, por ordem cronológica, a Miguel Torga (Portugal), João Cabral de Mello Neto (Brasil), José Craveirinha (Moçambique), Vergílio Ferreira (Portugal), Rachel de Queiroz (Brasil), Jorge Amado (Brasil), José Saramago (Portugal), Eduardo Lourenço (Portugal), Pepetela (Angola), António Cândido (Brasil), Sophia de Mello Breyner Andresen (Portugal), Autran Dourado (Brasil), Eugénio de Andrade (Portugal), Maria Velho da Costa (Portugal), Rubem Fonseca (Brasil), Agustina Bessa-Luís (Portugal), Lygia Fagundes Telles (Brasil), Luandino Vieira (Angola), António Lobo Antunes (Portugal), João Ubaldo Ribeiro (Brasil), Arménio Vieira (Cabo Verde), Ferreira Gullar (Brasil), Manuel António Pina (Portugal), Dalton Trevisan (Brasil), Mia Couto (Moçambique), Alberto da Costa e Silva (Brasil), Hélia Correia (Portugal), Radouan Nassar (Brasil), Manuel Alegre (Portugal), Germano Almeida (Cabo Verde), Chico Buarque (Brasil), Vítor Aguiar e Silva (Portugal), Paulina Chiziane (Moçambique) e Silviano Santiago (Brasil).
A exposição sobre os vencedores do Prémio Camões pode ser descarregada através de QR Code. Organizada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, consta de um conjunto de 34 cartazes em formato 50 x 70, dedicados a cada um dos vencedores, mais um cartaz de abertura da exposição, um índice e um texto enquadrador. O design gráfico é do designer português Luís Mendonça, doutorado em ilustração e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, e conhecido como ilustrador com o nome de Gémeo Luís.
O que se pretende com a exposição, a que Luís Mendonça deu um tratamento gráfico apelativo que permite uniformizar a diversidades das imagens, é chamar a atenção para o Prémio Camões junto de um público pouco familiarizado com este Prémio. Com textos biobibliográficos curtos e destaque para algumas obras mais emblemáticas, que acompanham cada fotografia tratada plasticamente, a exposição poderá chegar ao grande público, incluindo os jovens.

Esta notícia foi publicada em 19 de Abril de 2023 e foi arquivada em: Exposições, Geral.