Saltar os Menus

História Local

Fazer a história de uma localidade ou região…

… implica recuperar memórias disseminadas por um conjunto de vestígios onde o espaço e as sociedades se inscrevem.
Face à diversidade dos temas possíveis de abordar, em consonância com a trajectória da vida das comunidades, a investigação pode ser mais ou menos exaustiva e complexa, exigindo que se percorram arquivos, bibliotecas, museus, etc., ou seja todos os locais onde a memória da presença humana se encontra preservada.
Antes mesmo de se procurar um documento de arquivo, e a fim de se obter uma visão de conjunto e se definirem os contornos do estudo que se pretende fazer, importa conhecer, desde logo, a bibliografia já publicada sobre a localidade ou região, recorrendo, em primeira instância, a obras de índole geral, tais como enciclopédias e dicionários.

De entre outras, são consideradas de uma enorme utilidade as seguintes obras de síntese e de referência, existentes na Biblioteca da Torre do Tombo

  • Bibliografia corográfica de Portugal. Lisboa: Biblioteca Popular de Lisboa, 1962-1975. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 017.1(469.411)
  • COSTA, Américo – Dicionário corográfico de Portugal Continental e Insular: hidrográfico, histórico, orográfico, biográfico, arqueológico, heráldico, etimológico. Porto: Livraria Civilização, 1929-1949. 12 vol.. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 91(03)
  • COSTA, Padre António Carvalho da – Corografia portuguesa e descripçam topográfica. Braga: Typographia de Domingos Gonçalves Gouvea, 1868. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SV 2690 (1-3) e CD-ROM 125/02
  • Dicionário de História de Portugal. Dir. de Joel Serrão. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1961-1971. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 946.9, SV 9453 (1-6)
  • LEAL, Augusto Soares d´Azevedo Barbosa de Pinho – Portugal Antigo e Moderno. Lisboa: Livraria Ed. Matos Moreira, 1873-1890. 12 vol.. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 91(03), BC 10750 (1-10)
  • LIMA, João Baptista de – Terras PortuguesasPóvoa do Varzim: [s.n.], 1931.
  • RODRIGUES, Guilherme; PEREIRA, João Manuel Esteves – Portugal: dicionário histórico, chorográfico, biographico, bibliographico, heraldico, numismatico e artístico. Lisboa: João Romano Torres e Cª, 1904-1915. 7 vol. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, SEC 504 (1-7)
  • VASCONCELOS, José Leite de – Etnografia Portuguesa: tentame de sistematização. Lisboa: Imprensa Nacional, 1933-1975 6 vol. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca, 1404/07

Ver mais na Biblioteca

Poderá, em seguida, inventariar a bibliografia especializada, com especial destaque para as monografias de âmbito local.

A identificação de documentos de arquivo exige que a investigação se processe em vários fundos. O Arquivo Nacional da Torre do Tombo dispõe de um instrumento indispensável ao investigador, que simultaneamente lhe permite a selecção dos fundos arquivísticos e o orienta no acesso aos documentos, através da indicação dos respectivos ID (Instrumentos de Descrição). Trata-se dos volumes do Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo, reportando-se às Instituições desde o Antigo Regime, à actualidade, instituições eclesiásticas, fotografia.

Poderá consultar a lista de todos os fundos no nosso sítio web, ou no catálogo em linha.

Memórias Paroquiais

Merece uma referência especial a conhecida colecção Memórias Paroquiais de 1758, organizado alfabeticamente por freguesias. – Catálogo em linha

L 321 e L 712 – Índice digital

Memórias Paroquiais de 1758 na biblioteca da Torre do Tombo

Forais

Os forais, cuja importância e interesse são por demais reconhecidos, encontram-se dispersos por diversos fundos e colecções, tais como Chancelarias Régias, Gavetas, Leitura Nova, instituições eclesiásticas, etc. Torna-se, pois, de primordial valor o contributo de Francisco Nunes Franklin, cuja obra Memórias para servir de índice dos forais (…) fornece todas as indicações necessárias. A referida obra encontra-se na Sala de Referência à disposição dos leitores (L 483) e também o pode consultar aqui.

Feitos da Coroa, Forais – Catálogo em linha

Capelas da Coroa – Catálogo em linha

 

Para um estudo mais detalhado revestem-se de grande interesse os seguintes fundos e colecções documentais, entre muitos outros, existentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e aos quais se pode aceder percorrendo os respectivos instrumentos de descrição disponíveis:
Corpo Cronológico Catálogo em linha
Gavetas Catálogo em linha
Chancelarias régias
Catálogo em linha
Leitura Nova Catálogo em linha
Núcleo Antigo
L 574
Feitos da Coroa, Inquirições
Catálogo em linha
Leis e ordenações Catálogo em linha
Conselho da Fazenda Catálogo em linha
Impostos
L 510 e 511
Ministério do Reino Catálogo em linha
Erário Régio Catálogo em linha
Alfândegas de Lisboa L 566
Alfândega do Funchal
Catálogo em linha
Comissão da Fazenda do Distrito da Madeira e Porto Santo
Catálogo em linha
Provedoria de Coimbra
Catálogo em linha
Provedoria de Leiria
Catálogo em linha
Provedoria de Ourique Catálogo em linha   
Provedoria de Santarém e Tomar  Catálogo em linha
Provedoria de Setúbal
Catálogo em linha
Provedoria de Torres Vedras
Catálogo em linha
Provedoria das Lezírias
Catálogo em linha
Provedoria e Junta da Real Fazenda do Funchal Catálogo em linha Apresentação: Provedoria e Junta da Real Fazenda do Funchal: tratamento arquivístico
Casa do Infantado Catálogo em linha
Casa das Rainhas Catálogo em linha
Chancelarias das Ordens Militares Catálogo em linha  
Desembargo do Paço Catálogo em linha
Junta do Comércio Catálogo em linha
Ministério dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça Catálogo em linha
Ministério do Interior Catálogo em linha
Registo geral de mercês Catálogo em linha
Registo geral de testamentos Catálogo em linha
Instituições eclesiásticas Guia de fundos eclesiásticos
Cartórios Notariais L 435, 439-443, 388-392, 418-434, C 268, 270, 638-643, 654-656, 730, F 61-67

Para representações iconográficas pode consultar:

Tombo das armas dos reis e titulares e de todas as família nobres do Reino de Portugal intitulado Tesouro da Nobreza, por Francisco Coelho Catálogo em linha
Tesouro da Nobreza de Portugal, por frei Manuel de Santo António e Silva Catálogo em linha
Casa Real, Cartório da Nobreza, Brasões de armas de diversas localidades Catálogo em linha
Livro das fortalezas situadas no extremo de Portugal e de Castela por Duarte de Armas Catálogo em linha
Ministério do Reino, Colecção de plantas, mapas e outros documentos iconográficos Catálogo em linha
Ministério do Reino, Colecção de plantas e desenhos do ex-Arquivo Histórico do Ministério das Finanças Catálogo em linha
Júlio de Castilho, Colecção Olisiponiana ou de gravuras Catálogo em linha

 

Última Actualização: 7 de Fevereiro de 2022