Saltar os Menus

Notícias

3 de Setembro de 2020

Colóquio Internacional “Inquirições e poder na Europa medieval (séc. XII-XIV). Nos 800 anos das inquirições do rei Afonso II de Portugal”

19.10.2020 – 20.10.2020

Lisboa, Academia das Ciências – Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Inscrições até 09.10.2020

Local e Data: Lisboa, Academia das Ciências – Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 19-20 de Outubro de 2020
Organização: Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH); Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa)
Coordenação: Amélia Aguiar Andrade (NOVA FCSH – IEM), José Augusto de Sottomayor-Pizarro (ACL; FLUP; CEPESE), Filipa Roldão (CH-ULisboa), João Luís Fontes (NOVA FCSH – IEM)
Apoios: Academia das Ciências de Lisboa; Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

 

Partindo da celebração dos 800 anos sobre as inquirições gerais promovidas pelo rei Afonso II de Portugal, o presente colóquio internacional pretende promover uma reflexão sobre a importância e significado destes inquéritos no contexto do Ocidente medieval e dos processos de construção e afirmação política das monarquias e dos poderes que dominavam as principais unidades territoriais.

A edição cada vez mais sistemática destes inquéritos e a multiplicação de estudos que os tomam como base ou fonte privilegiada, têm permitido renovar as problemáticas em torno da sua preparação, do processo de execução, dos actores envolvidos, do registo e da (re)utilização das informações recolhidas. Mas também se têm multiplicado as abordagens que, com outros fins, reconhecem a importância e a riqueza de tais testemunhos como memória documental de um território, dos poderes que nele se cruzam e das gentes que os habitam.

É, pois, partindo do mais amplo contexto europeu, que as inquirições medievais portuguesas serão aqui olhadas e interrogadas, quer na sua estreita relação com os contextos políticos que as suscitam, quer enquanto testemunhos e memória do reino português em tempos medievais.

Programa

 

 

Esta notícia foi publicada em 3 de Setembro de 2020 e foi arquivada em: Documento em Destaque, Seminários e congressos.
Arquivo Nacional Torre do Tombo