Saltar os Menus

Notícias

11 de Maio de 2018

Alcácer Quibir: margens e contra-margens

Nos próximos dias 24 e 25 de Maio irá decorrer a conferência internacional Alcácer Quibir: margens e contra – margens, organizado pelo CHAM-Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e do Departamento de Património Cultural da Direcção Municipal de Cultura da Câmara do Município de Lisboa.

O evento terá lugar no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e decorre em paralelo com a exposição Entre a Cruz e o Crescente: o Resgate de Cativos.

A conferência constituirá uma reflexão sobre as conjunturas que conduziram ao confronto final em Alcácer Quibir e como o seu resultado influenciou profundamente todos os intervenientes.

Com este evento pretende-se promover uma troca de ideias que contribua para aprofundar conhecimentos e abrir horizontes de investigação em redor de um tema usualmente apenas explorado na sua faceta militar. Investigadores de Itália, Áustria, Espanha, Marrocos e Portugal irão reflectir sobre a batalha, onde se falará sobre escrita, arte, música, cerimoniais, armaduras, joalharia, vestuário e objectos do quotidiano… afinal, como se convivia com um fenómeno tão fracturante como congregador, e por isso paradoxalmente contraditório: a guerra.

Programa

Website: costaesousaluis.wixsite.com/alquibirconference

Esta notícia foi publicada em 11 de Maio de 2018 e foi arquivada em: Geral, Seminários e congressos.
Arquivo Nacional Torre do Tombo