Preservação e Restauro
A Conservação e Restauro é uma unidade integrada no Arquivo Nacional Torre do Tombo, responsável por garantir o acesso e conhecimento do seu espólio arquivístico, assegurando ao mesmo tempo a salvaguarda e conservação desse extenso e valioso património histórico.
Dispõe de uma equipa habilitada e experiente para actuar na área da conservação preventiva e curativa de documentos gráficos.
Actua ao nível da preservação através da implementação de procedimentos tais como o levantamento e diagnóstico do estado físico da documentação, a monitorização ambiental, o controlo de pragas, a higienização e acondicionamento sistemático de espécies arquivísticas.
Na intervenção directa de conservação ou de restauro, os técnicos de conservação e restauro recorrem a procedimentos que permitam assegurar a estabilidade físico-química dos documentos de suporte em papel, pergaminho, encadernações e outros materiais que se encontram associados.
A conservação e restauro colabora com outras instituições nacionais e estrangeiras através de protocolos, no apoio e acompanhamento técnico em exposições internas e externas e na avaliação prévia a qualquer incorporação a efectuar no Arquivo Nacional Torre do Tombo.
Para uma boa conservação dos documentos devem respeitar-se os comportamentos e regras de manuseamento próprias de manuseamento de documentos históricos.
Foi aprovado por Despacho 6852/2015, o novo regulamento de reprodução de documentos aplicável ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a todos os arquivos dependentes da DGLAB.