Aquisições Recentes
2018
Janeiro
- procedeu-se à incorporação de documentação proveniente da extinta Assembleia Distrital de Lisboa referente ao Notariado Privativo (1940-1991). Documentação sujeita aos regulamentos internos do ANTT.
- procedeu-se à incorporação da documentação proveniente do 10.º Cartório Notarial de Lisboa, com o âmbito cronológico entre 1900 a 1986, num total de 207 cx., totalizando c. de 32m lineares. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
Março
- foi efetuado um depósito por 30 anos do Arquivo Valle e Sousa de Menezes (1544-1867). Consulta e reprodução sujeitas a autorização dos depositantes.
Abril
- foi adquirido por compra, uma pasta com documentos relativos à Bahia do Basaruto, ao farol da ilha de Santa Carolina, um relatório da Segunda Companhia Mobilizada durante o último movimento revolucionário de 1921 e correspondência diversa de Pessoas ilustres como por exemplo Conde de Porto Côvo, Conde de Santarém, entre outros, (1890-1933). Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
- foi doada, uma Escritura de “Prazo em fateosim que fizeram os senhores donatários do Reguengo da Maia, de um assento chamado do Barreiro, e outras propriedades na aldeia de Lagoa, freguesia de Bougado, a Domingos António e sua mulher e consortes” (1718). Este documento está disponível para consulta. Cota atual: Colecção de Documentos Avulsos, n.º 83.
- foi adquirido por compra, um conjunto de 340 desenhos de cartoonistas e ilustradores portugueses, nomeadamente: Jorge Rosa, José Ruy, José Antunes, J. Godinho, Agostinho (ou Vasco), Carlos F. Mendes, Armando Anjos, Santal, Oliveira Pinto, Manel, J. Gomes, João Vieira, Sampaio (ou Asa), Arlindo Vicente e Mário Oiveira, inclui 97 desenhos não assinados (195-). Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
- foram doados 75 livros referentes ao “Registo de Entradas de Navios” nos Portos de Lisboa (1880-1973). Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
Maio
- foram adquiridos por compra, doze caixas (c. 4000 documentos) com Correspondência trocada entre o Diplomata João Camelo Lampreia e várias figuras da política e da cultura portuguesa e brasileira (1883-1922). Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
- foram doadas 13 pastas contendo “Atas do Conselho Científico da Universidade Independente”, “Estatuto da Carreira Docente” e composição do “Corpo Docente”, entre outros (1997-2005). Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
Junho
- foi doada uma caixa com documentos do “Arquivo Particular José Cardoso Pires”. Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
- foi adquirido por compra, um códice setecentista intitulado “Copeador tomo 10” (séc. XV-séc. XVIII). Este documento ainda não está disponível para consulta.
- procedeu-se à incorporação, da documentação proveniente do Juízo de Instrução Criminal de Loures – Juíz 1, vol. 50.º, 51.º, 52.º e 53.º do proc. n.º 226/97.2TBLRS – Camarate, acondicionados numa caixa, documentação incomunicável. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
Julho
- foi adquirido por compra em leilão, um livro manuscrito que “Há de servir para em ele se lançarem as Receitas e Despesas da Fábrica Menor do Lugar de Alcongosta”. O documento foi entregue ao Arquivo Distrital de Castelo Branco.
- foi adquirido compra em leilão, um conjunto de cartas de D. Teresa de Sousa Holstein para o Conde de Vila Real (1821). Os documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
Outubro
- foi adquirido por compra, um pergaminho (1471), relativo a uma sentença dada pelo prior da igreja de Santa Maria de Óbidos, sobre a posse da dízimas dos gados, das bestas e das colmeias que pagavam os fregueses à igreja de São Tiago. Este documento ainda não está disponível para consulta.
- foi adquirido por compra em leilão, um documento relativo ao “Regimento do Deposito e Celeiro Comum” (1584). Este documento ainda não está disponível para consulta.
- foi adquirido por compra, um documento relativo à “Fundação dos Colégios dos Meninos Órfãos”. Este documento ainda não está disponível para consulta.
Novembro
- procedeu-se à incorporação de 346 caixas livros remetidas pela Faculdade de Psicologia de Lisboa referentes a “Processos do Instituto de Orientação Profissional” (1990-1995). Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
- foram doadas duas caixas com documentos e fotografias da Família Anjos Vaz [1890-1942]. Os documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
- procedeu-se à incorporação da documentação proveniente do 13.º Cartório Notarial de Lisboa, entre os anos de 1997 a 2003, num total de 209 cx. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
- foi adquirido por compra em leilão, um manuscrito denominado “Costumeiro do Mosteiro de Santa Maria de Belém” (1745). Este documento está disponível para consulta. Cota actual: Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de Santa Maria de Belém, liv. 83.
Dezembro
- foram doados dois dossiers com documentos da Família Novais Castilho [1799-1948]. Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
- foi adquirido por compra, um pergaminho sobre a entrega do castelo de Lisboa a João Afonso Telo (1383). Este documento ainda não está disponível para consulta.
2017
Janeiro
- deu entrada na Torre do Tombo, após aquisição por compra em leilão realizado em novembro de 2009, um livro de “Contas correntes do Almoxarifado da Vila de Azambuja” (1832). Já disponível para consulta. Cota atual: Provedoria das Lezírias, Almoxarifado de Azambuja, liv. 108.
- deu entrada na Torre do Tombo, após aquisição por compra em leilão realizado em novembro de 2009, um livro “Obituário da Congregação de Santa Cruz de Coimbra” (1755-1834). Já disponível para consulta. Cota atual: Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 165
- foi doado um adicional de 3 envelopes contendo correspondência pertencente ao arquivo pessoal do, Professor Doutor António Augusto Gonçalves Rodrigues. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- foram doados 3 livros de relatório de Contas, 4 dossiers relacionados com a reforma agrária, 1 cx. com documentos dos prédios urbanos localizados na Travessa do Abarracamento de Peniche, documentação que vem complementar o arquivo de família da Casa Atalaya e Tancos. Estes documentos ainda não estão disponíveis para consulta.
Abril
- foi adquirido por compra em leilão, um compromisso de irmandade do convento de São Francisco da Guarda. O documento foi entregue ao Arquivo Distrital da Guarda.
Junho
- foram doadas, duas fotografias da Colónia Balnear em Santo António do Estoril, do fotógrafo A. Pedro Ferreira (1988). Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- em junho, foi adquirido por compra em leilão, cinco livros da obra intitulada “Florae Fluminensis” elaborada por Frei José Mariano da Conceição Veloso (1790). Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota atual: Manuscritos da Livraria, n.º 2776 a 2780.
Julho
- foram doados documentos e fotografias referentes a correspondência remetida por Christiane Garton, ao Dr. António de Oliveira Salazar (1957-1969). Estes documentos estão em fase de tratamento arquivístico.
Agosto
- foram doados 578 livros de natureza contabilística da empresa “Macieira” (1797-1982). Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
Setembro
- foi doada uma carta dos membros do Conselho dos Governadores do Reino de Portugal enviada ao padre presidentes do Mosteiro de Santa Maria de Belém sobre a chegada de uns frades castelhanos da mesma ordem e a autorização de estadia reduzida (1580). Este documento está disponível para consulta. Cota atual: Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de Santa Maria de Belém, mç. 7, n.º 1.
Outubro
- foram adquiridas por compra, 121 caixas de álbuns maços, e portefólios com positivos e negativos em papel e película de celulose do espólio de Armindo Cardoso (1968-2006). Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- procedeu-se à incorporação da documentação proveniente da 1ª., 2.ª, 3.ª, 4.ª, 5.ª, 6.ª, 7.ª, 8.ª, 9.ª e 10.ª Conservatórias do Registo Civil de Lisboa, Conservatória do Registo Civil de Loures – Delegação de Moscavide e da Paróquia de Sacavém, documentação esta com um espaço temporal entre 1888 a 1985, onde contempla livros de nascimentos, casamentos e óbitos (Registo Civil) e livros de batismos, casamentos e óbitos (Registo Paroquial), num universo de c. de 6.000 liv., totalizando c. de 321m lineares. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
- foi adquirido por compra, duas caixas com documentos do Arquivo da Casa do Poço, (Séc.XVII-Séc. XIX). Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
2016
- Em fevereiro, foi doado pelo Sr. António Luis Marinho dos Santos, um Relatório da PIDE sobre a morte de Catarina Eufémia (1954). Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota atual: PIDE, Posto de Vigilância de Beja, Processo de informação n.º 1, NT 23.
- Em abril, foi entregue pela Polícia Judiciária- Diretória de Lisboa e Vale do Tejo uma fotografia (composta por 3) e uma ficha de Álvaro Cunhal [1960]. Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota atual: PIDE, Posto de Vigilância de Beja, Processo de informação SR/76, NT 70.
- Foram adquiridos por compra em maio a Pedro de Azevedo, três livros da Casa de Abrantes, uma Escritura de emprazamento de umas casas, um Instrumento público de aforamento e um Testamento de Fernão Pais (1314-1537). Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em maio e agosto foi efetuado um depósito pelo Sr. João Manuel Bellino Athayde Varela de 17 caixas com documentação do Doutor João Antunes Varela referente a correspondência, publicações e recortes da imprensa. Documentação produzida como legislador distinguindo-se na feitura do Código Civil de 1966 (1954.1982). Estes documentos estão em fase de tratamento arquivístico.
- Em junho foram doados pelos herdeiros de Álvaro Monteiro, um posters e 18 unidades de instalação com documentação produzida por Álvaro Monteiro decorrente da sua atividade de como presidente da Concelhia de Viseu do MUD e deputado Socialista. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em julho a Sr. D. Maria Tereza Cabral de Fezas Vital fez doação, de documentos e fotografias (pasta VI a X) do Professor Domingos Fezas Vital (1909-2004). Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em junho, foi doado pelo Sr. José Quintanilha Mantas, um documento do Almirante Gago Coutinho sobre duas viagens: a empreendida por Cristóvão Colombo e a realizada por Fernão de Magalhães, assinalando os três pontos fundamentais que caracterizam esta última (1930). Este documento está disponível para consulta. Cota atual: Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º 12.
- Em junho, foi doado pela Sr.ª D Maria Teresa Monteverde Saraiva, uma Carta de Emílio Aquiles Monteverde pela qual sujeita a exame o Projeto de Lei de Organização do Corpo Diplomático, antes de o submeter à aprovação do Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Duque de Loulé (1856). Este documento está disponível para consulta. Cota atual: Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º 11.
- Em junho, foi doado pela Sr.ª D. Maria Laura Viana de Siqueira e familiares, documentação produzidos por José da Silva Carvalho e outros como Ministro da Justiça e Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda, acumulou as pastas da Marinha e Justiça e como juiz conselheiro e conselheiro de Estado (1822-1857). Estes documentos encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Em junho, procedeu-se à incorporação de 87 livros remetidos pela Assembleia Distrital de Lisboa referente à Junta Geral do Distrito de Lisboa (1914-1936), à Junta da Província da Estremadura (1937-1959) e à Escola Agrícola da Paiã (1937-1952). Documentação sujeita aos regulamentos internos do ANTT.
- O Sr.º Pedro Miguel Araújo Correia Pinto fez doação em agosto de trinta e cinco documentos de Convento de Nossa Senhora da Piedade da Esperança de Lisboa (1829-1857). Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota atual: Ordem dos Frades Menores, Província de Portugal, Convento de Nossa Senhora da Piedade da Esperança de Lisboa, mç. 2.
- Em agosto foi efetuado um depósito de c. de 2671 documentos pelo Sr. Xavier Dias Marques Andresen e pela Sr.ª D. Ana Isabel Dias Marques Andresen de documentação relativa a correspondência de Thomaz de Mello Breyner. Professor Thomaz de Mello Breyner, 4.º Conde de Mafra, (c.1850-1966). Com restrições de acesso, estes documentos estão disponíveis para consulta mediante autorização do depositante.
- Foram adquiridos por compra em setembro, à Leiloeira Nova Eclética,
- duas caixas com documentos do Arquivo da Casa do Poço, Lamego, (1374-séc. XIX)
- um testamento de Martim Afonso Valente. Já disponível para consulta. Cota atual: Coleção Documentos avulsos, 82.
- O Sr. Pedro Pinto fez doação em dezembro, de:
- “Liber ordinationum visitatorum” e “Liber deputationum ad Conventum Provincialem” da Casa da Congregação da Missão de Lisboa (1748-1908) e do Registo de “Professos” e “Noviços” do Seminário interno da Casa da Congregação da Missão de Lisboa (1823-1832). Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota atual: Congregação da Missão, Casa de Rilhafoles, liv. 8 e liv. 9.
- “Livro da despesa da Casa Pia das Convertidas do tesoureiro Matias Lopes” (1690). Este documento está disponível para consulta. Cota atual: Casa Pia das Convertidas, liv. 1.
2015
- Em janeiro foi efetuado um depósito por 30 anos do arquivo do Professor Coriolano Albino Ferreira, constituído por 104 unidades de instalação, com documentos datados de cerca de 1940-1980. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em fevereiro e em dezembro, foi doada documentação adicional do Arquivo Pessoal de Afonso Cautela (1948-2012). Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em junho foi efetuado um depósito de 6093 documentos pertencentes ao espólio de Tito de Morais, relacionados com a sua participação na Associação Socialista Portuguesa, com a atividade desenvolvida no Partido Socialista, na Assembleia da República e que integra publicações periódicas. Compreende documentos datados entre 1905-2013. Tem restrições de acesso, ficou depositada por 30 anos e submetida em tudo à disciplina do Contrato de Depósito desta Coleção.
- Em junho, foram doadas pela Sr.ª D. Maria Teresa Monteverde Plantier Saraiva, cinquenta e duas caixas com documentos do arquivo de Álvaro Dias Saraiva relativos ao Serviço Tutelar ou Jurisdicionais de Menores e serviços prisionais, ao Serviço Nacional de Informação, Caminho de Ferro de Benguela, Ação Social Católica, Censura de Espetáculos e Ultramar Português [1930-1980]. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em junho, o INCITE – Associação Portuguesa para a Gestão da Informação fez doação de c. 315 unidades de instalação, com documentos decorrente da atividade da associação (1984-2014). Estes documentos estão disponíveis para consulta sujeita aos regulamentos internos do ANTT.
- Em junho, foram doados pelo Sr. José Quintanilha Mantas, quinze documentos respeitantes a cartas de racionamento de géneros e cartas de inscrição pata géneros da Intendência Geral dos abastecimentos 1918 (1 doc.)-1944. Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota atual: Coleção de Documentos Avulsos, n.º 57 a 71
- Em Junho, foram adquiridos por compra a José F. Vicente, dois livros
- um livro do Convento do Calvário em Lisboa respeitante ao Mapa dos rendimentos que conserva a comunidade das Religiosas do Calvário (1762). Este documento está disponível para consulta. Cota atual: Ordem dos Frades Menores, Província de Portugal, Convento do Monte Calvário de Lisboa, liv. 1.
- “Livro que trata das coisas que vêm das Índias Ocidentais, que servem ao uso de medicina, e da raíz de mechoação e ordem que se deve ter em a tomar por onde se descobrem grandes segredos da natureza, com grandes experiências; também se trata da pedra bazar e da erva escorçoneira e dos efeitos que cada uma obra contra os venenos, feito e composto pelo doutor Nicolau Monardes, médico de Sevilha” (1569). Este documento está disponível para consulta. Cota atual: Manuscritos da Livraria, n.º 2775.
- Em julho, foram adquirido por compra à Livraria In Libris, um livro de Armando Cortesão de “Apontamentos para um relatório de uma missão de estudo a Trinidad, Santa Lúcia (…)” datado de 21 de Julho de 1914, da autoria do engenheiro agrónomo Armando Cortesão. Este documento foi entregue ao Arquivo Histórico Ultramarino.
- Em Julho foi efetuado um depósito por 5 anos do Diário do Professor Thomaz de Mello Breyner, 4.º Conde de Mafra, (1897-1933). Com restrições de acesso, estes documentos estão disponíveis para consulta mediante autorização do depositante.
- Em agosto, foram doados pelos herdeiros do Sr. Eng. Manuel Pimentel dos Santos, trinta e uma caixas com documentos, fotografias, slides e filmes, relacionados com as suas funções de Secretário Provincial de Obras Públicas e Comunicações e Governador de Moçambique. Cadernos e apontamentos pessoais do Curso de Engenharia e documentos científicos e técnicos (c.1936-1985). Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em setembro foram doados 22 caixas de documentos da Casa Atalaya e Tancos, pelo Sr. Francisco D’Orey Manoel, com as datas compreendidas entre o séc. XVII e XX. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em setembro, o Sr. Pedro Miguel Araújo Correia Pinto fez doação de um livro de “Autos cíveis do tombo das terras, propriedades e regalias da Quinta do Paço, da freguesia de Cidadelhe, no termo de Mesão Frio, que mandou autuar e processar o juiz, Doutor José Mendes da Fonseca, e proceder com medição e vedorias das terras, propriedades e regalias da dita Quinta, de que era senhoria direita, D. Maria Eufrásia de Sousa, viúva de Luís de Magalhães Coutinho, capitão-mor do concelho de Baião” (1683-1774). Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota atual: D. Maria Eufrásia de Sousa, liv. 1.
- Foram incorporados em novembro, 3572 processos dos funcionários do Fundo de Pensões de Macau (1922-1999), 26680 processos de funcionários do Quadro Geral de Adidos (1903-1999) e 31696 processos de Certidões de Efetividade produzidos pela DGAEP (1903-1999). Estes documentos estão disponíveis para consulta sujeitos aos regulamentos internos do ANTT e lei em vigor.
- Em dezembro foi adquirido por compra a Sr. D. Maria Celeste Trindade Veloso uma carta do ofício de comprador e solicitador das compras e vendas grossas e miúdas e de tudo o que pertencia ao negócio do trato das Casas da Índia e Mina e dos Armazéns da Guiné e Índias, com que D. Sebastião fez mercê a Manuel Machado, sobrinho de Manuel Homem, por cujo falecimento vagou o dito ofício (1577). Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota atual: Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º 15.
- Em dezembro (com adicionais em 2016 e 2017) foram doadas pelos herdeiros do general António da Silva Osório Soares Carneiro, 3711 fotografias e 870 u.i com documentação referente ao Arquivo do General Soares Carneiro (1928-1974). Estes documentos estão disponíveis para consulta sujeitos aos regulamentos internos do ANTT.
- Em dezembro, procedeu-se à incorporação de documentação remetida pela Ex- Assembleia Distrital de Lisboa referente aos processos individuais. Documentação sujeita aos regulamentos internos do ANTT.
2014
- Em janeiro foi adquirido por compra no Leilão da “Biblioteca de D. Manuel de Souza e Holstein Beck – Conde da Póvoa – II Parte”, realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A.: Estes documentos já estão descritos no catálogo em linha e disponíveis para consulta: Condes da Póvoa
- 2 livros do Rol dos confessados da freguesia de Nossa Senhora da Consolação (1764-1783).
- 1 livro para apontamentos da despesa da Casa de Coimbra (1856).
- 4 livros com correspondência para a Condessa de Palmela (1817-1850).
- 1 livro de cartas de D. Francisco de Sousa Coutinho (séc. XVIII).
- Em Fevereiro foi efetuado um depósito adicional de documentação integrante da Coleção Dalila Cabrita Mateus, com restrições de acesso, ficou depositada por cinquenta anos e submetida à disciplina do Contrato de Depósito desta coleção firmado entre os mesmos contratantes em 1 de julho de 2008, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Compreende “documentos relativos aos acontecimentos de 27 de Maio de 1977, em Angola” datados entre 2008 e 2013, e tem a dimensão de 2 caixas. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em Maio foi adquirido por compra no leilão de “Livros, Manuscritos, Autógrafos, Fotografias e Efémera do Paço do Pombeiro de outras proveniências” realizado por Livraria Luís Burnay:
- 1 “INDEX dos Instituidores, das Capellas, e das mais pessoas, que estabeleceram pensões a favor deste Convento de Xabregas, 1789”. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Ordem dos Frades Menores, Província dos Algarves, Convento de Santa Maria de Jesus de Xabregas, liv. 7.
- 1 arca contendo o arquivo das famílias Freire de Andrade (Porto e Braga) e Pereira do Lago Portocarreiro, cerca de 1.000 documentos e 34 livros encadernados, com abrangência temporal entre o séc. XIII e XIX. Inclui documentos régios e abundante correspondência particular e oficial, muitos apontamentos genealógicos com árvores de costados, testamentos, doações, partilhas de bens, inventários, certidões, escrituras, prazos e aforamentos e vínculos entre outros. Esta documentação foi entregue ao Arquivo Distrital do Porto.
- Em junho foi adquirido por compra no Leilão de “ Livros, Manuscritos, Postais, Fotografias e Encadernações”, realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A.:
- 1 álbum de fotografias do fotógrafo António S. Fonseca (ca. 1865-1868). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: António S. Fonseca
- 1 carta de D. João V ao seu primo Duque de Orleans recomendando D. Luís da Cunha como seu Embaixador para o Congresso de Cambray, datada de 1770. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º 7.
- Em junho no dia 9 foi doado por Orlando Brogueira Rolo uma coleção de documentos da família, relativos à Golegã. Cota: Orlando Brogueira Rolo (Fundo).
- Em junho no dia 9 foi doado por Maria Luciana Martins Soares Franco Beirão um conjunto de trinta e oito documentos relativos ao Morgado de D. Gastão Coutinho e à Ermida do Grilo. Cota: D. Gastão Coutinho (Fundo).
- Em junho no dia 9 foi doado por José Eduardo Moreirinhas Pinheiro um documento que pertenceu ao Dr. José Cerqueira Moreirinhas, tio do doador, “Carta de aforamento em três vidas de casal reguengo situado na freguesia da Sardoeira, aldeia de Sá, no vale de Parada, terra de Paiva, por D. Jaime, duque de Bragança a Brás Afonso, ourives, morador em Guimarães”. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 3, n.º 20.
- Em junho no dia 9 foi doado por Faustina Condeças Barradas e José Carlos um conjunto denominado “Materiais do Partido Comunista Português na clandestinidade”. Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
2013
- Em maio o Museu da Cidade (Camara Municipal de Lisboa/Direção Municipal de Cultura) fez doação de um livro de Registo de avaliações de alunos, do Arquivo das Congregações, datado de 1897-1898. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Arquivo das Congregações, liv. 1255.
- Em maio foi adquirido por compra no Leilão de “Leilão de Livros, Manuscritos e Gravuras – Proveniências: Biblioteca de D. Maria da Conceição Cohen Espírito Santo Silva, integrando obras que pertenceram ao Dr. Ricardo Espírito Santo Silva, Condes de Paris e Condes de Potocki (Polónia); Biblioteca do Eng.º Sílvio Leitão de Freitas e outras proveniências”, realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A., 1 Compromisso de Irmandade de Nossa Senhora de Natividade sita no Convento de Santa Marta (1630). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Irmandade de Nossa Senhora da Natividade do Convento de Santa Marta de Lisboa, liv. 1.
- Em julho foi adquirido por compra no Leilão da “Biblioteca do Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, do arquivo do editor Eduardo Salgueiro e de outras proveniências”, realizado pela Livraria Luís Burnay:
- 3 ordenações ministeriais de José da Silva Carvalho datadas de 1834 a ordenar o sequestro dos rendimentos do Mosteiro de São Diniz de Odivelas, a compelir os inquilinos das Casas do Rocio dos Cónegos do Convento de Mafra e a proceder ao sequestro de metade das rendas das Casas ao Rocio do Mosteiro de São Vicente. Estes documentos já estão descritos no catálogo em linha e disponíveis para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º 3, Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º4, Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º5.
- 1 parecer da Real Junta do Comércio acerca da legislação sobre transportes marítimos do séc. XIX. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Junta do Comércio, mç. 63 (cx. 206).
- 1 livro dos Estatutos da Sé Primacial de Braga do séc. XVIII. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Cabido da Sé de Braga, liv. 2.
- 1 livro relativo ao Diário Náutico de Lisboa para o Pará de 1872. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Colecção de documentos avulsos, n.º 56.
- 1 carta de Pedro José Alexandrino, dirigida ao intendente da polícia Diogo Inácio de Pina Manique de 1783 fazendo ver a falta que fazia em Portugal uma Fábrica das Velas, que o signatário propunha criar em Santarém. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º 6.
- Foi adquirido por compra em julho à Livraria Bizantina, 1 mapa a cores mostrando as salinas do Convento de Santa Ana e as do Sr. D. Sebastião Correia de Sá, fronteiras ao Rio Lima e sobre o regato de Portozelo. O documento foi entregue ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
- Em Setembro foi adquirido por compra no Leilão de “Antiguidades, Biblioteca e Artes Decorativas de D. Manuel de Souza e Holstein Beck, Conde da Póvoa”, realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A.. Estes documentos já estão descritos no catálogo em linha e disponíveis para consulta: Condes da Póvoa
- 1 sentença civil de adicionamento ao vínculo instituído pelo conde da Póvoa Henrique e Teixeira de Sampaio em 1841.
- várias cartas de D. Francisco Sousa Coutinho, embaixador em França em 1651.
- coletânea que contém observações sobre o Estado do Reino Unido Português (1819-1820).
- 1 livro manuscrito de Miguel Pereira intitulado “Sumário da vida de El Rei D. Sebastião”, cópia setecentista pertencente à Biblioteca da Casa Palmela.
- 1 cartapácio das cartas dos Padres Gerais do séc. XVII.
- Em setembro, procedeu-se à incorporação adicional de 603 pastas de documentação produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, que serviu de apoio à Comissão Liquidatária e remetida pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (1988-2002). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- A Biblioteca da Faculdade de Direito de Lisboa, em setembro, fez doação à Torre do Tombo de 1 livro de “Projeto de reorganização da Colónia Agrícola dos Milagres”, de 1937. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Ministério da Agricultura, cx. 74, mç. 6.
- Em outubro foi adquirido por compra no Leilão da “Biblioteca do Coronel José Pinto Ferreira” realizado por José F. Vicente – Leilões:
- 1 livro manuscrito do Cartório ou Memorial do Convento de Santo António de Serem, de 1707. O livro foi entregue ao Arquivo Distrital de Aveiro.
- vários documentos manuscritos do séc. XIX com a descrição Militar de toda a Raia das Províncias do Norte principiando de Santarém até Almeida. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Manuscritos da Livraria, n.º 2772.
- 1 livro manuscrito da Sé de Viseu. O livro foi entregue ao Arquivo Distrital de Viseu.
- 1 Regimento de Guerra, forma de patentes e lista dos soldados da Companhia de S. Jorge (1705). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de São Jorge de Coimbra, liv. 1.
- Em outubro foi adquirido por compra no Leilão de “Biblioteca Particular” realizado por José Otium Leilões:
- 1 documento de 1612 incluindo certidões autógrafas originais manuscritas de Diogo do Couto. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 4, n.º 2
- 1 Livro de visitas do Real Mosteiro de Santa Maria de Bouro, de 1715-1829. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Bouro, liv. 2.
- 1 manuscrito não datado relativo à alegação de direito sobre a “Jurisdição das ordens militares de Santigo e São Bento de Avis”. Este documento não está disponível para consulta e encontra-se em fase de tratamento arquivístico.
- 1 manuscrito não datado de Diogo do Couto relativo “de todas as cousas que ascucederão a Dom Paulo de Lima Pereira no dia em que entrou na Índia”. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Manuscritos da Livraria, n.º 2774.
- Em Novembro foi adquirido por compra no Leilão de “Antiguidades, catálogo n.º 307”, realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A., um Tombo da igreja de São Lourenço de Lisboa de 1548. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Colegiada de São Lourenço de Lisboa, liv. 5.
- Em Dezembro foi adquirido por compra no leilão de “livros e manuscritos da Biblioteca do Coronel Anacleto Pinto da Cunha e Paiva e de outras proveniências” realizado por Livraria Luís Burnay:
- 1 livro de “Registo de Militantes do Partido Socialista pertencentes à Junta Regional do sul” entre os anos de 1894-1912. Este documento não está disponível para consulta e encontra-se em fase de tratamento arquivístico.
- a escritura original de constituição da “Sociedade Cooperativa Renovação” datada de 31 de maio de 1948. Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Colecção de documentos avulsos, n.º 57.
2012
- Em fevereiro foi efetuado um depósito adicional de documentação integrante da Coleção Dalila Cabrita Mateus, com restrições de acesso, ficou depositada por cinquenta anos e submetida à disciplina do Contrato de Depósito desta coleção firmando entre os mesmos contratantes em 1 de julho de 2008, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em fevereiro, procedeu-se à incorporação de documentação da PIDE/DGS do Posto de Santa Maria, remetida pelo Museu Militar dos Açores, é constituída por 384 unidades de instalação acondicionadas em cinco caixas, e inclui copiadores de correspondência expedida, livros de registo de correspondência catalogada, inquéritos de segurança, sínteses de notícias e informações, informações externas e relações públicas, relatórios de informações, avaliação e mérito de pessoal, processos individuais do Posto de Santa Maria da PIDE/DGS. Cota: PIDE/DGS, Posto de Santa Maria, 5 cx.. Estes documentos estão disponíveis para consulta, mas com restrições de comunicabilidade
- O Centro Cultural 25 de Abril (Associação Luso-Brasileira), em março, fez doação e entrega ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo da edição completa do jornal “Portugal Democrático”, 203 jornais, que foi fundado por um núcleo de portugueses emigrados e de oposição ao salazarismo, residentes na cidade de São Paulo, sendo publicado pela primeira vez em 7 de Julho de 1956, com a sua última edição de n.º 203 em 4 de Março de 1975. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
- D. Tiago Henriques (Casa do Louriçal) entregou ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em abril, 1 documento, que ficará em depósito, referente a um “Requerimento dos oficiais do Real Archivo da Torre do Tombo” (post. 1846). Este documento não está disponível para consulta e encontra-se em fase de tratamento arquivístico.
- Barbara Arden Morris e David Maia Ferreira Lambert fizeram doação, em maio, de 14 pastas temáticas que incluem correspondência, poemas, telegramas, cartões de visita, um álbum dos seus autógrafos, cinco daguerreótipos, fotografias, e dois livros pertencentes ao espólio de José da Silva Maia Ferreira. (2010 ou 2012). Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota: José da Silva Maia Ferreira (Fundo).
- Em outubro foi doado por Eduardo Alves Marques, leitor da Torre do Tombo, uma “Cinta (parte) com que António da Cruz pegou no corpo de Sua Majestade Imperial e Real, o Senhor D. João VI”. Este documento está disponível para consulta.Cota: Gavetas, Gav. 25, mç. 3, n.º 19.
2011
- A Sr.ª D. Irene Flunser Pimentel fez doação em fevereiro, ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de documentação que compreende correspondência recebida pelas dirigentes do Movimento Nacional das Mulheres Portuguesas, Helena Correia de Barros e Marília da Câmara Pina, sobre a eventualidade de virem a colaborar nas atividades dessa organização (1958). Cota: Movimento Nacional das Mulheres Portuguesas (Fundo). Estes documentos estão disponíveis para consulta, mas com restrições de comunicabilidade.
- Em março, procedeu-se à incorporação de documentação remetida pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, de quatro manuscritos originários da arrematação em hasta pública do Convento e propriedade de Tibães (1838-1864). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Em abril foi adquirido no Leilão de Livros e Manuscritos, realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A., uma Bula Papal referente à anexação e extinção da Igreja de Santa Maria do Castelo (Portalegre), datada de Roma no ano de 1955. O documento foi entregue ao Arquivo Distrital de Portalegre.
- Em abril foi adquirido por compra à Livraria Castro e Silva, um livro de 1717-1722, relativo à Capela do Salvador do Mundo denominado «Livro que há-de servir para o tombo das fazendas pertencentes à Capela de Salvador do Mundo sita em a Vila de Castello do Bispado e Comarca de Lamego”. O livro foi entregue ao Arquivo Distrital de Viseu.
- Em maio foi adquirido por doação de D. Frederico da Cunha Mendonça e Meneses, o arquivo de família dos Marqueses de Olhão, Condes de Castro Marim, Marqueses da Valada e Condes da Caparica. Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Em novembro foi adquirido por compra no Leilão da “Biblioteca Typographica de Manuel Pereira da Silva” a Pedro de Azevedo-Leiloeiro, Livreiro Unipessoal LDA.,
- 14 cartas autografadas de António Bernardo da Costa Cabral (1842). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- 2 documentos referentes à sentença e auto de posse sobre umas casas em Évora que pertenceram ao morgado de Patalim (1542). Estes documentos já estão descritos no catálogo em linha e disponíveis para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 3, n.º 27.
- Resultante da extinção do Ministério da Cultura, foram incorporadas 2566 u.i dos gabinetes governamentais da cultura (1974-2009). Estes documentos estão disponíveis para consulta, mas com restrições de comunicabilidade e encontra-se em fase de tratamento arquivístico.
2010
- Em Março, procedeu-se à restituição de documentação remetida Centro de Formação e Documentação Amílcar Cabral, produzida pela Delegação da PIDE/DGS de Moçambique (1866-1873 Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Foram adquiridos por compra, em Maio, à Livraria Chaminé da Mota:
- 1 álbum destinado a recolher assinaturas autografadas pertencente ao escritor Xavier da Cunha (1913-1955). Cota: Xavier da Cunha. Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- A Sr.ª D. Maria da Conceição Henriques Correia de Carvalho Ferreira da Silva fez doação em junho, ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de 1 pasta encadernada a seda, contendo um abaixo-assinado de republicanos felicitando o cidadão Artur Celestino Sangreman Henriques, 1 fotografia (retrato de Sangreman Henriques) e 2 cartas (cópia) enviadas a Raul Proença relativas a herança depositada no Banco Nacional de Espanha (1911-1928). Estes documentos já estão descritos no catálogo em linha e disponíveis para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 3, n.º 30 .
- Em junho foi adquirido por compra no leilão de “Livros e manuscritos, autógrafos, fotografias e efémera de importante biblioteca particular”” realizado por Livraria Luís Burnay:
- 1 álbum caligráfico oferecido ao Dr. Oliveira Salazar por presos políticos detidos à época pela PVDE por se dedicarem a propaganda subversiva (1937). Cota: Arquivo Salazar, PP-1, cx. 1178. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
- 1 conjunto de documentos do Partido Socialista Português (1919-1933). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Em agosto, procedeu-se à incorporação de documentação remetida pela Biblioteca Nacional, do Arquivo da extinta Biblioteca Popular. Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- A Sr.ª D. Maria Noémia Felicíssimo Pronto fez doação em Agosto, ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de 126 livros impressos sobre legislação, leis, direito e um exemplar do jornal “Consagração” (1669-1933). Documentação disponível para consulta. Cota: Torre do Tombo, Biblioteca.
- O arquivo da família dos Condes da Ponte ficou depositado por um período igual ou superior a trinta, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por contrato de depósito assinado entre o representante da família, o Sr. Eng.o Álvaro Ferrão de Castelo Branco (10.º Conde da Ponte) e o Diretor da Direção Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional Torre do Tombo. Constituído por 105 caixas/pastas, 22 “maços” (pacotes), 20 volumes, (livros/pastas), com as datas compreendidas entre 1407-1886. Cota: Condes da Ponte (Fundo). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Foi adquirido por compra em outubro à Livraria Olisipo e Artes e Letras:
- 1 conjunto de documentos relativos ao “Estado em que se encontram todos os Mosteiros de Religiosos e religiosas da cidade do Porto e seus subúrbios “(1790). Este livro foi entregue ao Arquivo Distrital do Porto.
- 1 livro de Registo das provisões de todos os ministros da Capela de Sua Majestade (1637-1754). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 3, n.º 28.
- Foram adquiridos por compra, em novembro, à Livraria Chaminé da Mota, 1 maço de documentos, na maioria correspondência, pertencentes a Wenceslao Ramírez de Villa-Urrutia (1823-1965). Cota: Wenceslao Ramírez de Villa-Urrutia (Fundo). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Foram adquiridos por compra, em novembro, à Livraria Chaminé da Mota, 1 maço de documentos, na maioria correspondência, pertencentes a António da Rocha Júnior (1779-1964). Cota: António da Rocha Júnior (Fundo). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Foram adquiridos por compra, em novembro, à Livraria Chaminé da Mota, 1 maço de documentos, na maioria correspondência, pertencentes a António Henrique Guedes de Oliveira (1893-1965). Cota: António Henrique Guedes de Oliveira (Fundo). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Recolhimentos da Capital fez doação em dezembro, ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de documentação produzida pelas Capelas de D. Afonso IV, D. Beatriz e de D. Luís e Recolhimento ou Asilo de Mendicidade de Lisboa, que integra, processos cíveis, Livro de Assentos de Merceeiros na Mercearia da Sr.ª Rainha D. Catarina, Livro de Termos de arrendamento das mercearias de Belém e de outras obrigações, Pagamentos de Foros e documentos de receita e despesa (1700-1942). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- O SINTTAV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual) fez doação em dezembro, ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de 47 livros de documentação relativa a atas de reuniões do Sindicato dos Profissionais de Cinema (1964-1986). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Foi adquirido por compra em dezembro a Pedro de Azevedo-Leiloeiro, Livreiro Unipessoal LDA.:
- 1 copiador de correspondência e outros documentos da Comissão encarregada da arrecadação dos bens dos conventos abandonados do Porto (séc. XIX). Este livro foi entregue ao Arquivo Distrital do Porto.
- 1 livro de biografias de religiosas do Convento da Madre de Deus, em Lisboa (XVIII). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Ordem dos Frades Menores, Província dos Algarves, Convento da Madre de Deus de Lisboa, liv. 1.
- 1 livro de registo e inventário das propriedades que pertencem a Luís Brandão de Lacerda (1770-1785). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Morgado de São Paio de Guimarães e da Torre da Marca do Porto, liv. 1.
- 1 livro do cartório da Quinta da Boavista no Porto (1754-1899). Este livro foi entregue ao Arquivo Distrital do Porto.
- 1 tombo da capela e morgado da Igreja de São Cristóvão em Lisboa (1584). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Morgado de Margarida Afonso, liv. 1.
- 14 documentos do Mosteiro do Salvador de Moreira (1580-1581). Estes documentos já estão descritos no catálogo em linha e disponíveis para consulta: Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro do Salvador de Moreira, mç. 14, n.º 47.
- 1 livro de testamentos e Sentenças dos Condes de Sortelha (1566-1694). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Casa dos Condes de Sortelha e Senhores de Góis, liv. 1.
- 1 petição de fidalguia de Álvaro Soares (1495). Este documento já está descrito no catálogo em linha e disponível para consulta: Gavetas, Gav. 25, mç. 3, n.º 26.
- 1 carta de venda de um talho de terra no Reguengo do Alviela em Santarém (1478). Este documento foi entregue ao Arquivo Distrital de Santarém.
- O arquivo da família Siqueira (Condes de São Martinho) ficou depositado por cinquenta anos, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por Contrato de depósito assinado entre a representante da família e o Diretor da Direção Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional Torre do Tombo, em cerimónia realizada em 30 de dezembro de 2010. Constituído por 146 unidades de instalação caixas, com documentos datados de cerca de 1430 a 1985, contém documentação relativa a escrituras, sentenças, quitações, propriedades e morgados, vínculos, contas diversas, testamentos, correspondência, licença de capelas e documentação de administração patrimonial entre outras. Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
2009
- Foram adquiridos por compra, em março, à Livraria Chaminé da Mota, 3 maços de correspondência de Miguel da Costa Braga, chefe de gabinete do General Gomes da Costa, deputado à Assembleia Nacional e diretor do “Diário da Manhã”. Fundo constituído, maioritariamente, por correspondência recebida de várias personalidades. Documentação de teor político e cultural, representativa das atividades políticas e sociais do produtor (1913-1955). Cota: Miguel da Costa Braga (Fundo). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Em maio foi adquirido por compra no Leilão da “Coleção Capucho”, realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A.:
- 1 livro Compromisso da Real Irmandade dos Escravos do Santíssimo Sacramento, no âmbito da nova ereção da Irmandade e Irmãos de Santa Ana no convento de Santa Ana de Lisboa, da Província de Portugal (1785). Cota: Irmandade dos Escravos do Santíssimo Sacramento do Convento de Santa Ana de Lisboa, liv. 1. Este documento está disponível para consulta.
- 1 livro das visitas do bispo de Elvas Dom Baltazar de Faria Villas Boas para a vila de Fronteira, (1745-1748). Cota: Igreja de Nossa Senhora da Atalaia de Fronteira, liv. 1. Este documento está disponível para consulta.
- 1 livro de profissões dos monges do Mosteiro de Belém (1737). Cota: Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de Santa Maria de Belém, liv. 82. Este documento está disponível para consulta.
- 1 Índice do Cartório do Convento da Madre de Deus de Monchique de Miragaia (1760). Este livro foi entregue ao Arquivo Distrital do Porto.
- Em Maio, procedeu-se à incorporação de documentação remetida pela Secretária-Geral da Presidência do Conselho de Ministros de 297 caixas de documentação dos Gabinetes dos Presidentes dos Conselho Professor Doutor Oliveira Salazar e Professor Doutor Marcelo Caetano, Secretaria-Geral (1938-1974). Estes documentos estão disponíveis para consulta, mas com restrições de comunicabilidade e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Foram adquiridos por compra em junho à Livraria Chaminé da Mota, 5 maços de correspondência de José Maria Sardinha Pereira Coelho. Cota: José Maria Sardinha Pereira Coelho (Fundo). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Foi adquirido por compra em junho à Livraria Chaminé da Mota, 1 maço de correspondência de Eduardo Brazão (1955-1957). Cota: Eduardo Brazão (Fundo). Estes documentos não estão disponíveis para consulta e encontram-se em fase de tratamento arquivístico.
- Em junho foi efetuado um depósito adicional de documentação integrante da Coleção Dalila Cabrita Mateus, com restrições de acesso, ficou depositada por cinquenta anos e submetida à disciplina do Contrato de Depósito desta coleção firmando entre os mesmos contratantes em 1 de julho de 2008, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, datados entre 1980 e 2006, e tem a dimensão de 9 caixas. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- Em outubro, foi doado pelo Sr. José Quintanilha Mantas, um documento relativo a uma Informação do corregedor de Viseu, Francisco Arrais de Vilhena, para D. João Carlos de Bragança de Sousa Ligne Tavares Mascarenhas da Silva, 2.º duque de Lafões, sobre representação feito por José de Figueiredo ao corregedor de Belém (1829-1852). Cota: Casa de Lafões, mç. 1, n.º 7. Este documento está disponível para consulta.
- Em novembro foi adquirido por compra no Leilão da “Coleção Capucho – parte III”, realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A., 1 livro das contas correntes das despesas feitas com a Festa do Senhor Jesus da Santa Via Sacra na Ermida ao pé do Convento de Santa Joana pertencente à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (1818-1843). Este documento está disponível para consulta. Cota: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Mosteiro de Santa Joana de Lisboa, liv. 1
- Em dezembro foi adquirido por compra no Leilão de “Livros e Manuscritos – Biblioteca Alfonso Cassuto”, realizado por Pedro de Azevedo- Leiloeiro, Livreiro Unipessoal LDA., um manuscrito de uma só mão, do final do séc. XVIII, contendo cópias de documentos, tais como, cartas de D. Luís da Cunha a Alexandre de Gusmão e ao secretário de Estado Diogo Mendonça e cartas de Alexandre de Gusmão para o arcebispo de Braga, para o general do reino de Angola, para o desembargador Quintella, para o governador do Porto, para o provedor da Alfândega António da Costa Freire, para o secretário de Estado Pedro da Mota, e para o reitor da Universidade Francisco Carneiro Figueiroa. Estes documentos estão disponíveis para consulta. Cota: Manuscritos da Livraria, n.º 2773
- Em Dezembro, procedeu-se à incorporação de documentação remetida pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, de 507 caixas de documentação da Inspeção Superior das Bibliotecas e Arquivos (1868-1994).Cota: Inspeção Superior das Bibliotecas e Arquivos (Fundo). Estes documentos estão disponíveis para consulta, mas com restrições de comunicabilidade.
- Foi adquirido por compra em Dezembro a Pedro de Azevedo-Leiloeiro, Livreiro Unipessoal LDA.:
- 1 livro do Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Porto Salvo do lugar de Caspolima, sita na Igreja de Nossa Senhora da Vitória da cidade de Lisboa (1675). Cota: Irmandade de Nossa Senhora do Porto Salvo de Caspolima da Igreja de Nossa Senhora da Vitória de Lisboa, liv. 1. Este documento está disponível para consulta.
- 1 Códice que documenta a presença de frei Bartolomeu dos Mártires no Concílio de Trento, em parte autógrafa e parte ditada ao seu secretário (séc. XVI). Cota: Manuscritos da Livraria, n.º 2753. Este documento está disponível para consulta.
- 1 documento relativo à “Regra Estatutos Gerais e Particulares vila (sic) que nesta Ordem Terceira [de S. Francisco] da Vila de Salvaterra se deve observar para melhor reformação dela” (1725-1769). Cota: Ordem dos Frades Menores, Província da Arrábida, Convento de Nossa Senhora da Piedade de Salvaterra de Magos, liv. 1. Este documento está disponível para consulta.
- 1 sentença (cópia) tirada do processo do Padre Mateus Francisco Sebrian, da Companhia de Jesus (Goa, Santo Ofício, 2 de Janeiro de 1665). Este documento está disponível para consulta. Cota: Manuscritos da Livraria, n.º 2770.
- Documentos relativos ao padre António Vieira: Defesa do livro intitulado Quinto Império e textos diversos, (séc. XVIII). Este documento está disponível para consulta. Cota : Manuscritos da Livraria, n.º 2756.
- 3 livros de José da Cunha Brochado: Cartas (cópia) na qualidade de enviado do rei D. João V na corte de Madrid, pareceres (cópia) como conselheiro da Real Fazenda, discurso político (cópia) na qualidade de enviado dos reis D. Pedro II e D. João V nas cortes de França e Espanha, (séc. XVIII). Cota: Manuscritos da Livraria, n.º 2754.1, Manuscritos da Livraria, n.º 2754.2, Manuscritos da Livraria, n.º 2754.3;
- 1 “Cópia do Regimento do ofício de tanoeiros que, por se haver-lhe queimado o que tinham no incêndio sucedido ao terramoto, se lhe reformou” (1756). Este documento está disponível para consulta. Cota: Gavetas, Gav. 25, mç. 3, n.º 21
- 1 Bula Papal sobre a administração dos rendimentos do Mosteiro, no Arcebispado de Braga, do papa Pio IV (1563). Este documento não está disponível para consulta e encontra-se em fase de tratamento arquivístico.
- 1 livro relativo a “Aula do cristianismo ou colecção de estampas para modelos de escrita, nas letras bastarda, bastardinha e cursiva […], oferecida ao rei D. João VI, por João António dos Santos Braga. Contém gravura de D. João VI, desenhada por Mesquita e gravada por Quinto. Cota: Manuscritos da Livraria, n.º 2757.
- 3 cartas de mercê e uma carta garantindo todos os privilégios que pela bula do Santo Padre foram concedidos aos comendadores e pessoas que trouxessem renda com o hábito de Cristo (1527) concedidas por D. João III. Este documento não está disponível para consulta e encontra-se em fase de tratamento arquivístico.
2008
- A 15 de Janeiro, na Direcção Geral de Arquivos, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, foi efectuada a doação da segunda parte do espólio literário de Armando Guilherme da Silva Neves, por parte dos herdeiros, seus filhos. A primeira parte do espólio tinha sido doada pelos mesmos, em Junho de 2005, compreendendo documentação produzida pelo autor no âmbito do desempenho da sua actividade como poeta, escritor e jornalista. Inclui recortes de imprensa, fotografias, documentos (originais e fotocópias) relativos ao fado e à actividade fadófila de Armando Neves, com datas compreendidas entre 1913 1976 (as datas posteriores a 1944, referem se a documentação produzida no âmbito da edição musical de alguns fados e respectivos direitos de autor). O espólio de Armando Guilherme da Silva Neves conta, actualmente, com uma dimensão de 7 caixas e 46 diplomas. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
- O arquivo da família Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria (Penamacor) Lima e Melo Falcão Trigoso ficou depositado por trinta anos, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por Contrato de depósito assinado entre a representante da família, Senhora D. Maria José Falcão Trigoso da Cunha Vilas Boas, e o Director da Direcção Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional Torre do Tombo, em cerimónia realizada em 19 de Fevereiro de 2008.O Arquivo constituído por 167 caixas, com documentos datados de cerca de 1478 a 1912, contém documentação produzida no âmbito da administração de casas e morgados (de Beja, Chaves ou Casas Novas, dos Castros, de Elvas, Melres, do Paúl de Boquilobo, Portel, Ribafria, Sardoal, de Penha Verde, Serpa, S. Gens), bem como documentação produzida no decorrer do exercício de cargos (no Estado da Índia, em Angola, Moçambique, diplomáticos, e outros), e ainda documentos reunidos ao longo do tempo sobre as pessoas das famílias que se foram cruzando de que são exemplo apontamentos de genealogia, certidões de casamento e de baptismo. Integra também escrituras de bens, sentenças, processos judiciais, testamentos, correspondência, registos de receita e despesa, inventários de bens, desenhos e plantas, documentos relativos à colónia do Sacramento e a bens situados no Brasil (a partir da actividade do capitão Francisco Xavier Pereira de Carvalho) e na Madeira, a quintas, a comendas, a capelas e missas, à avaliação de jóias, a peças de loiça de Nankim, a casas comerciais, ao contrato do tabaco, aos pesos e medidas no âmbito do funcionamento da Comissão para o Exame dos Forais e Melhoramento da Agricultura, com membros nomeados pela Academia das Ciências, e ainda documentos relacionados com conventos e mosteiros, pessoas eclesiásticas, com a inquisição, a Misericórdia de Lisboa, a Mesa da Consciência e Ordens, entre outros. Estes documentos não estão disponíveis.
- Por iniciativa do empresário Sr. António Alberto Diniz, foi resgatado um arquivo fotográfico outrora pertencente à família do naturalista Dr. Antero de Seabra (1874 1952) e doado em Janeiro de 2008 ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo. São 1.340 espécies fotográficas, entre positivos e negativos fotográficos, que abrangem o período cronológico, ainda estimativo, de 1906 a 1968, tendo sido todavia a maior e a mais significativa parcela constituída durante a existência do Dr. Antero de Seabra. As imagens registam as suas actividades científicas e administrativas, versando sobre fauna e flora de Portugal e do estrangeiro, aspectos do exterior e do interior do Aquário Vasco da Gama, alfaias agrícolas, embarcações e outros temas congéneres. Há, também, retratos de familiares do Dr. Seabra, bem como de várias localidades por eles visitadas no âmbito de viagens realizadas dentro e fora do País.É de assinalar o importante conjunto de fotografias estereoscópicas, em suporte de vidro e em diferentes formatos, que compõe o acervo em questão, com destaque para a produção do militar Francisco Afonso Chaves (1857 1926), também naturalista, estudioso da fauna e flora açorianas, além de pioneiro na concepção daquele que seria o Serviço Meteorológico dos Açores. O referido conjunto de estereogramas é provido de óculos com armação metálica para a visualização da modalidade Vérascope. O arquivo fotográfico do Dr. Antero de Seabra, ainda desorganizado e em condições precárias de conservação, passou a ser objecto de especial atenção por parte do ANTT, na expectativa de que após tratamento, descrição e digitalização, possa estar plenamente disponível à consulta do público interessado. O arquivo fotográfico do Dr. Antero de Seabra, ainda desorganizado e em condições precárias de conservação, passou a ser objecto de especial atenção por parte do ANTT, na expectativa de que após tratamento, descrição e digitalização, possa estar plenamente disponível à consulta do público interessado. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
- O Senhor Augusto Frias Marques, único proprietário do arquivo fotográfico Frias Marques, fez doação e entrega do arquivo e respectivo equipamento fotográfico à Direcção Geral de Arquivos. O arquivo fotográfico, produzido entre 1972 e 2007, compreende c. de 121 caixas, com aproximadamente 150 espécies cada, mais quatro álbuns, perfazendo (caixas e álbuns) cerca de 18.000 imagens. Fez, ainda, a doação de diversas publicações especializadas, nomeadamente: La Photographie; Tratado de Fotografia; 3.ª Exposição Mundial de Fotografia – Catálogo; Las cámaras de formato grande en la práctica. Os temas que se podem encontrar no espólio fotográfico são: fotografias de personalidades políticas ou outras relevantes ao nível sociocultural; cobertura fotográfica de acontecimentos especiais (25 de Abril, por exemplo); fotografias de ruas e edifícios de Lisboa; conjunto de negativos de fotografias de José Ribeiro dos Santos, estudante do Curso de Direito e assassinado pela PIDE em 1972; fotografias de soldados de partida para as “guerras de África”, entre outros assuntos. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- O arquivo da família Gama Lobo Salema foi doado, com reserva de usufruto, de acordo com o n.º 1do art. 958.º do Código Civil, ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por contrato de doação assinado entre o proprietário, o Embaixador António d’ Oliveira Pinto da França, na sua qualidade de único proprietário do mesmo, e o Director da Direcção Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional Torre do Tombo a 7 de Maio de 2008. Este arquivo compreende 59 caixas e abrange o período entre 1393 e 1971. É constituído por dois arquivos distintos: um relativo à família Gama Lobo e outro à família Salema de Alcácer, Setúbal e Alverca.Uma parte do arquivo encontrava se na posse de um primo do proprietário, António da Gama Lobo Salema, que abdicou da mesma para integrar a parte que o embaixador já possuía.O arquivo, é constituído por genealogias, monografias, cartório da administração da casa (com livros de contas, receita e despesa, arrendamentos, inventários etc.), cartórios das casas anexas, documentos de carácter pessoal (registos paroquiais, mercês, contratos de casamento, inventários de bens, testamentos, escrituras diversas), documentos relativos à instituição de vínculos, títulos de bens vinculados, tombos de comendas, títulos de bens livres, escrituras notariais dos séculos XV e XVI, doações régias, entre outros. Estes documentos não estão disponíveis para consulta
- O Arquivo do Jornal Diário de Lisboa foi doado por contrato de doação assinado entre os Senhores Dr. António Pedro Pinto de Ruella Ramos, e Arq.º João Manuel Pinto de Ruella Ramos, na qualidade de administradores da empresa Renascença Gráfica, S.A., proprietária e editora do referido Jornal, e o Director da Direcção Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional Torre do Tombo, a 24 de Julho de 2008. O acervo constituído por documentos fotográficos e impressos, de valor histórico e arquivístico, por se tratar do arquivo remanescente de um periódico cujas matérias noticiosas registaram numerosos acontecimentos relevantes, nomeadamente no que diz respeito à cidade de Lisboa, inclui documentos com datas compreendidas entre 1921-1990 (sendo de 1960-1990 para o arquivo fotográfico, e de 1921-1987, para a edição impressa do Diário de Lisboa). A sua dimensão corresponde a 1.430 unidades de instalação, das quais cerca de 1.000 caixas integram o arquivo fotográfico do referido periódico, estimado entre 150.000-200.000 documentos, e uma edição impressa (quase integral) do Diário de Lisboa, compreendendo 430 volumes. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
- A Colecção Dalila Cabrita Mateus, com restrições de acesso, ficou depositada por cinquenta anos, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por Contrato de depósito assinado entre Dalila Maria Evaristo dos Santos Cabrita Mateus, proprietária da Colecção, e o Director da Direcção Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional Torre do Tombo, a 1 de Julho de 2008. A Colecção compreende documentos datados de 1974 a 2007, tem a dimensão de 14 caixas, e 6 cartazes, e foi constituída para suporte do trabalho/publicação “Purga em Angola” com valor informativo, decorrente da relevância política e social que revestiram os acontecimentos de 27 de Maio de 1977, em Angola. Estes documentos não estão disponíveis para consulta.
2007
- Parte do espólio de António Bernardo da Costa Cabral, 1.º Conde e 1.º Marquês de Tomar foi adquirida por compra, em Abril de 2007, ao Palácio do Correio Velho, Soc. Comercial de Leilões, S.A., no Leilão n.º 179 de livros e manuscritos. O conjunto documental inclui centenas de cartas de personalidades da época, de documentos relativos à administração da Quinta de Tomar, ao convento e Ordem de Cristo, à Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, ao Museu de História Natural, à Revolta de Torres Novas (1844), à subscrição pública para o monumento a Luís de Camões em Lisboa. Destaca se, ainda, um conjunto de cartas da Rainha D. Maria II dirigidas ao reconhecido político. Esta documentação vem complementar o fundo documental existente na Torre do Tombo desde 1971 com a designação de Arquivo da Família Costa Cabral. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
- Em Março de 2007 foi adquirido no Leilão de antiguidades, objectos de arte, livros, manuscritos, moedas e garrafeira realizado pela firma Soares & Mendonça, Lda., o Livro das visitas dos Bispos de Lamego ao convento de Jesus de Barrô, compilado em 1713. O livro foi entregue ao Arquivo Distrital de Viseu.
- A aquisição, no Leilão N.º 70, de livros, manuscritos, postais e ex-libris, realizado em Fevereiro de 2007 pela Livraria Antiquária do Calhariz, de três lotes de manuscritos, sendo um de correspondência dirigida ao Marquês da Foz, outro de diversos documentos do espólio de Sebastião Leite de Vasconcelos, fundador da oficinas de São José no Porto e bispo de Beja, e por último um Inventário de existência de caixa e géneros alimentares da casa dos Duques de Lafões. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
- Ao abrigo do protocolo celebrado em Dezembro de 2006, entre o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Biblioteca Nacional, procedeu-se à permuta de documentação, em Julho de 2007 entre as duas instituições. A documentação recebida é relativa à Real Fábrica de Lanifícios de Portalegre, tratando-se de 10 mapas e plantas da área envolvente e do edifício onde a fábrica se instalou (de data aproximada de 1772), 122 documentos com múltiplas amostras dos tecidos por ela fabricados, um livro de inventário dos bens da fábrica (datado de 1788), e ainda três documentos relativos à administração da fábrica. Esta documentação foi alvo da apropriada descrição arquivística, conduzindo à sua integração na estrutura já existente, ou seja, no sub-fundo Real Fábrica de Lanifícios de Portalegre do fundo Real Fábrica das Sedas. Estes documentos estão disponíveis para consulta.
Última Actualização: 11 de Fevereiro de 2019