Saltar os Menus

Notícias

4 de Junho de 2014

O Gabinete das Maravilhas: atlas e códices dos melhores arquivos e bibliotecas do mundo

Sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Alameda da Universidade, Lisboa
— HORÁRIO:
De segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h30
Sábados das 9h30 às 12h15
Até 21 de junho, a M. Moleiro expõe, na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, uma magnífica seleção das primeiras, únicas e irrepetíveis edições que a converteram na mais prestigiada editora de fac-símiles de todo o mundo.
Entre eles, figuram dois dos manuscritos mais belos da história do Oriente. De origem turco, o Livro da Felicidade é uma compilação de tratados científicos e astrológicos em torno do conceito da felicidade. O Lazzat al-nisâ (O prazer das mulheres) é, por sua vez, uma tradução persa do Kokaśăstra, que contém a descrição dos quatro tipos de mulheres e indica os dias e as horas em que cada um deles está mais propenso ao amor.
Entre as obras expostas na Torre do Tombo encontra-se também o Splendor Solis, considerado o mais belo tratado de alquimia alguma vez produzido. Nele estão expostas as chaves da cabala, da astrologia e do simbolismo químico, ao longo de 22 fólios ilustrados em página inteira.
Não deixe passar a oportunidade de conhecer estas obras. Venha à Torre do Tombo e delicie-se com estas jóias da cultura universal!
Veja o documentário O Splendor Solis, o mais belo tratado de alquimia alguma vez criado.

2014 06 Moleiro gabinete-logos

Esta notícia foi publicada em 4 de Junho de 2014 e foi arquivada em: Geral.

Comentários

  1. Isabel Ramires - 12 de Junho de 2014

    Bom dia
    Visitei a exposição e gostei muito. Tenciono visitá-la outra vez.
    Sugestão para futuras exposições: coloquem as peças que stão nos mostruários laterais a uma altura mais baixa (como nos expositores centrais) porque nós os baixinhos temos dificuldade em ver bem os objectos colocados muito alto. Já para não falar das pessoas em cadeira de rodas.
    Os melhores cumprimentos
    Isabel Ramires

Comente esta notícia