Saltar os Menus

Notícias

4 de Junho de 2014

O Gabinete das Maravilhas: atlas e códices dos melhores arquivos e bibliotecas do mundo

Sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Alameda da Universidade, Lisboa
— HORÁRIO:
De segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h30
Sábados das 9h30 às 12h15
Até 21 de junho, a M. Moleiro expõe, na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, uma magnífica seleção das primeiras, únicas e irrepetíveis edições que a converteram na mais prestigiada editora de fac-símiles de todo o mundo.
Entre eles, figuram dois dos manuscritos mais belos da história do Oriente. De origem turco, o Livro da Felicidade é uma compilação de tratados científicos e astrológicos em torno do conceito da felicidade. O Lazzat al-nisâ (O prazer das mulheres) é, por sua vez, uma tradução persa do Kokaśăstra, que contém a descrição dos quatro tipos de mulheres e indica os dias e as horas em que cada um deles está mais propenso ao amor.
Entre as obras expostas na Torre do Tombo encontra-se também o Splendor Solis, considerado o mais belo tratado de alquimia alguma vez produzido. Nele estão expostas as chaves da cabala, da astrologia e do simbolismo químico, ao longo de 22 fólios ilustrados em página inteira.
Não deixe passar a oportunidade de conhecer estas obras. Venha à Torre do Tombo e delicie-se com estas jóias da cultura universal!
Veja o documentário O Splendor Solis, o mais belo tratado de alquimia alguma vez criado.

2014 06 Moleiro gabinete-logos

Esta notícia foi publicada em 4 de Junho de 2014 e foi arquivada em: Geral.