Saltar os Menus

Lx Conventos – Da cidade sacra à cidade laica

001_conviteConventos

Dois séculos após a extinção das ordens religiosas – em 30 de Maio de 1834 – os edifícios onde, até então, estas se instalaram, foram tema de um colóquio que teve lugar dias 20 e 21 de outubro, na Torre do Tombo, em Lisboa.

Neste colóquio foram apresentados alguns dos resultados das investigações realizadas no âmbito do projecto LxConventos.

O colóquio foi composto por três painéis – Fontes Primárias, Tecnologias da Informação, Urbanismo e Arquitectura e inclui também visitas a vários conventos.

O projecto LxConventos é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e constitui uma parceria entre o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Centro de Informática e Tecnologias de Informação da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Programa e notas biográficas

Veja algumas comunicações:

Inventários de Bens dos Conventos Suprimidos: memória quase fotográfica de apagamentos e recomeços – Fátima Ó Ramos e Filomena Carvalho – Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Conservar e revelar sinais do tempo – Liliana Amadeu Silva – Bolseira de investigação da FCT

O estado dos conventos em Lisboa no ano de 2014 – Raquel Henriques da Silva – Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História de Arte

Veja mais: Antigos conventos reúnem especialistas em Lisboa

 

 

Última Actualização: 7 de Janeiro de 2022