Saltar os Menus

Notícias

7 de Abril de 2015

À memória do Professor Doutor Humberto Baquero Moreno

O historiador Humberto Baquero Moreno morreu este domingo, dia 6 de abril de 2015, no Porto, aos 80 anos.

Dirigiu o Arquivo Distrital do Porto e foi director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo entre janeiro de 1988 e o início de 1990, período durante o qual zelou, cuidadosa e cordialmente, pelo sucesso da transferência da documentação do Palácio de São Bento para o novo edifício na Alameda da Universidade.

Esta notícia foi publicada em 7 de Abril de 2015 e foi arquivada em: Geral.

Comentários

  1. Francisco José Lopes - 8 de Abril de 2015

    Recebo com tristeza e pesar a notícia da morte do Professor Doutor Humberto Baquero Moreno. O país perdeu, sem dúvida, um dos seus grandes historiadores medievalistas. Tive o prazer de ser seu aluno na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (curso de História) e muito lhe devo pelo que aprendi, mas sobretudo pelas suas palavras de incentivo e pela consideração e atenção que dispensava aos seus alunos. Fica-nos o respeito pela sua memória e a importante obra que produziu. Que Deus o guarde.

  2. Joaquim Luís Costa - 12 de Abril de 2015

    É com enorme pesar que fico a saber da morte do Professor Baquero, como era conhecido entre os alunos. Foi meu professor de história medieval na Universidade Portucalense. A sua calma, a forma de transmissão do conhecimento, são marcas que ficam para sempre.
    Os meus votos de pesar à família.

  3. Armando Tavares - 25 de Setembro de 2015

    Com muito pesar soube hoje que o meu Professor partiu de volta a casa.
    Nunca me esquecerei a resposta que me deu, em relação aos perigos de invasão dos povos.
    “Menino, não tenhas receio de quem vem do reino de castela y leão. O perigo no futuro estará nos que entrarão lá em baixo (árabes).

    dito, certo

    Até um dia Sr. professor

Comente esta notícia